O Secretário de Planejamento da Bahia, Cláudio Peixoto, disse, em entrevista ao portal Bahia Econômica, que o Orçamento da Bahia para 2026, cuja Lei foi encaminhada à Assembleia Legislativa na semana passada, será de R$ 77,4 bilhões, com um crescimento de 9,1% em relação a 2025.
Segundo ele, o documento projeta para 2026 um crescimento de 3,1% no PIB baiano, acima da média nacional de 2,4%. Peixoto disse também que o Orçamento de 2026 está em plena sintonia com o PAC e já estão programados recursos orçamentários para os principais empreendimentos de infraestrutura: Ponte Salvador-Itaparica, VLT e Tramo IV do Metrô.
O Secretário detalhou na entrevista em que áreas serão aplicados os recursos orçamentários, inclusive o reforço na área de segurança pública, que receberá R$ 7,56 bilhões para fortalecer o combate ao crime organizado e a preservação de vidas.
E falou ainda da atualização do Plano de Desenvolvimento Integrado – PDI Bahia 2050 e do desempenho da economia baiana este ano de 2025? Veja a entrevista aqui.