Nesta segunda-feira (6) as inscrições para 42 vagas para jovens aprendizes na Petrobras, em Salvador. As vagas são para os cursos técnicos em eletrotécnica e aprendizagem profissional em operador de suporte e manutenção em microcomputadores e redes locais.
Os participantes podem se candidatar até o dia 12 de outubro, por meio do site, de forma gratuita. As ofertas de cursos integram o Programa Petrobras Jovem Aprendiz, que promove a inclusão social e entrada de talentos no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional, cumprindo os requisitos previstos na Lei de Aprendizagem.
Existem vagas disponíveis para formação profissional inicial e cursos técnicos. Os selecionados terão direito a:
De acordo com a empresa, a programação terá duração de 21 meses. Para formação profissional, a Petrobras conta com a parceria do Senai para realização de 30 cursos profissionalizantes, sendo 18 de aprendizagem básica e 12 de nível técnico , distribuído em 39 turmas, sendo 26 de aprendizagem básica e 13 de nível técnico.
A carga horária será de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira contabilizando 20 horas semanais.
Ainda há reserva de 30 % de vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas, 20% de vagas para pessoas com deficiência (PCDs), 15% para adolescentes egressos de trabalho infantil e/ou trabalho análogo à escravidão e 10% para adolescentes em situação de acolhimento institucional ou cumprimento de medida socioeducativa.
Para se candidatarem às vagas, os jovens devem ter idade entre 14 anos e 21 anos e 7 meses. A idade máxima não se aplica aos candidatos PCD.
Além de Salvador, a Petrobras anunciou vagas para os municípios de Manaus (AM), Fortaleza (CE), Linhares (ES), Vitória (ES), Betim (MG), Juiz De Fora (MG), Recife (PE), Curitiba (PR), Natal (RN), Canoas (RS), Aracaju (SE), Cubatão (SP), Mauá (SP), Paulínia (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), Duque de Caxias (RJ), Macaé (RJ), Rio de Janeiro (RJ), São Gonçalo (RJ), Brasília (DF), Três Lagoas (MS).
Candidatos que ainda não concluíram o Ensino Médio devem comprovar matrícula e frequência à escola, e o curso de aprendizagem escolhido deve ser em horário distinto do turno escolar. Mais detalhes sobre o edital, vagas disponíveis e cidades atendidas podem ser consultadas neste link.
Foto: Reprodução