sexta, 03 de outubro de 2025
Euro Dólar

DIA DO EMPREENDEDOR: PROJETOS DE CAPACITAÇÃO IMPULSIONAM TALENTOS LOCAIS E GERAÇÃO DE RENDA

João Paulo - 03/10/2025 11:07

Segundo o Mapa das Empresas, relatório do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, o Brasil conta com 23,2 milhões de empresas ativas. Só nos primeiros quatro meses de 2025, foram abertas mais de 1,8 milhão de novas empresas – 72% delas são microempreendedores individuais (MEIs). Por trás desses números estão histórias de superação e inovação que marcam o Dia do Empreendedor, celebrado em 5 de outubro.

Gilmária Ferreira é um desses exemplos. A professora de ensino infantil em Camaçari começou a empreender por necessidade. Com a pandemia se viu sem emprego e sem renda. Ela conta que conseguiu se cadastrar para receber o auxílio emergencial, mas que, ao receber a primeira parcela do valor, investiu em um negócio próprio. “Tinha que fazer aquele valor do auxílio render, então comecei a vender roupa infantil. Como não gostava muito do material das roupas, aprendi a costurar e comecei a fazer minhas próprias peças. Nasceu ali o Lollipop Atelier”, conta.

Em 2024, Gilmária participou do Empreendedoras Braskem, projeto que capacita mulheres para empreender e gerar renda. Realizada pela Braskem com execução da Junior Achievement (JA Bahia) e apoio da Secretaria da Mulher (SEMU) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Camaçari (SEDEC), a iniciativa oferece capacitação gratuita nas principais áreas da gestão empresarial, recursos humanos, finanças, produção, marketing e vendas. “Durante o Empreendedoras, fomos apresentadas ao conceito de sustentabilidade e passei a produzir bonecas utilizando sobras de tecido. O negócio foi crescendo e hoje o rendimento da Lollipop já é 50% de roupas e 50% das bonecas”, destaca Gilmária.

A necessidade de se reinventar durante a pandemia foi também o que fez a cantora Bárbara Leão se tornar dona de sua própria marca de confecções. Mãe solo e sem poder se apresentar, já que as casas de shows foram fechadas, ela empreendeu e criou a Afrobaiana, marca que aposta na ponte cultural entre Bahia e África. “Hoje importo tecidos do Benin, Nigeria, Senegal, Togo e Costa do Marfim, faço os designs e contrato modelistas, costureiras, bordadeiras, entre outros profissionais para a produção”, explica.

Bárbara atualmente é uma das alunas do Ponto da Moda, projeto que capacita os participantes nas áreas de costura industrial, desenho técnico, empreendedorismo e sustentabilidade. O curso é uma realização da Lavoro Brasil, com patrocínio da Braskem e o apoio do Ministério da Cultura do Governo Federal, Condomínio Bahia Têxtil, Arranjo Produtivo Local de Confecções da Bahia (APL Confec-BA), Sindvest e Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC).

Já a marisqueira Deise Aparecida passou a produzir mosaicos com garrafas pets que podem ser aplicados em bolsas, camisas e outros produtos, como um investimento para o futuro. “A gente vai ficando mais velha, a saúde já não é a mesma e precisamos garantir uma outra fonte de renda”, explica. Ela conta que passou a produzir as peças após participar da Oficina de Economia Circular, projeto promovido pela Braskem em parceria com a Mosaico Reciclado, cujo objetivo é despertar a consciência sobre reciclagem e sustentabilidade, mostrando na prática como o plástico reciclado pode se transformar em peças de arte e gerar novas oportunidades de renda para a comunidade.

No curso, os participantes aprendem técnicas de separação de materiais por cor e textura, corte e montagem de mosaicos. “Este mês de outubro, vou participar da Expo Favela, e pretendo focar mais na criação dos mosaicos, incrementar as vendas e me dedicar ainda mais”, afirma Deise.

Para Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, o empreendedorismo é um motor essencial para transformar realidades e fortalecer o desenvolvimento sustentável das comunidades vizinhas às operações da empresa. “Quando apoiamos e incentivamos iniciativas empreendedoras, estamos não apenas estimulando a geração de renda, mas também contribuindo para que pessoas desenvolvam autonomia, novas habilidades e a confiança necessária para construir seus próprios caminhos”, conclui.

Sonho que se sonha junto – Além de produzir, há aqueles empreendedores que possuem também a vocação para ensinar e multiplicar o conhecimento adquirido. É o caso de Flávia Cruz, participante do projeto Miniempresa na Comunidade. Realizado pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), com patrocínio da Braskem e outras empresas do Polo, o projeto capacita moradores de Dias d’Ávila a empreender, desenvolver novos produtos, criar suas empresas e, desta forma, gerar renda para as comunidades vizinhas ao Polo de Camaçari.

Flávia, que produz bolsas de crochê feitas com fio de malha, conta que estava desempregada e, como tem muita facilidade para trabalhos manuais, passou a fabricar bolsas, nascendo a Arte Malhas. “No Miniempresa na Comunidade aprendi precificação dos produtos, o marketing da divulgação, como conhecer meu cliente, onde está meu público-alvo”, pontua Flávia, que revelou ainda planos para abrir uma loja colaborativa que também funcione como um local para ela ensinar outras pessoas.

Sobre a Braskem

A Braskem é uma empresa petroquímica global, orientada para o ser humano, com olhar para o futuro, que cultiva relacionamentos sólidos e gera valor para todos. Oferecendo soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, a petroquímica possui um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. A Braskem acredita que a inovação disruptiva é o único caminho possível para se estabelecer uma nova relação com o planeta, por isso, escolhe agir no presente, promovendo a circularidade do plástico e impulsionando a revolução dos materiais de base biológica. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para clientes em mais de 71 países por meio de seus 8.500 integrantes que atuam globalmente em um modelo de gestão que demonstra o compromisso com a ética, respeitando as normas de conformidade em todos os países e garantindo o respeito à competitividade responsável. Mais informações: https://www.braskem.com.br/.

Fotos: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.