Os estudantes e professores das escolas estaduais dos municípios de Santa Bárbara, Catu e Serrinha que conquistaram o primeiro lugar na Feria Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación (FICTIMC), realizada em Valledupar, na Colômbia, participaram, nesta quinta-feira (2), de um almoço comemorativo na sede da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em Salvador.
As equipes representaram o Brasil como os únicos participantes do país na competição e retornaram, no último domingo (28), trazendo premiações e credenciais para a disputa de novos eventos científicos ao redor do mundo.
A homenagem contou com a presença dos superintendentes e coordenadores da SEC, incluindo a secretária da Educação, Rowenna Brito. “A conquista dos nossos estudantes em uma feira internacional é resultado dos investimentos que o Estado tem feito na educação, desde infraestrutura e valorização dos profissionais até programas de ciência e inovação. Hoje, celebramos não apenas a vitória, mas o reconhecimento do potencial da rede pública baiana. É a prova de que a Educação da Bahia está formando jovens capazes de mostrar ao mundo a força da nossa produção científica”, destacou.
Durante o almoço, a secretária conversou com os estudantes, parabenizando-os pela dedicação e pelo protagonismo. Os jovens compartilharam suas experiências na Colômbia e falaram sobre os próximos desafios.
A estudante Maiane Lima Carvalho, 19 anos, do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, em Santa Bárbara, idealizadora do projeto “Pet Cat: petiscos nutritivos para gatos”, comentou sobre a experiência. “Foi uma honra participar da minha primeira viagem internacional e voltar com o primeiro lugar. Estar aqui celebrando com a secretária torna este momento ainda mais especial e emocionante”.
Já a estudante Rafaela Carneiro da Silva, 17 anos, do 2º ano do curso técnico em Análises Clínicas no Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal II (CETEP Sisal), em Serrinha, autora do projeto “Promovendo a educação sustentável no CETEP Sisal: semeando sustentabilidade”, compartilhou a emoção de vivenciar este momento. “Nunca imaginei viver uma oportunidade como esta, em meio a tantas dificuldades. Representar nosso projeto fora do país e, agora, ser recebida pela secretária são situações incríveis e inesquecíveis”.
O professor Thales do Nascimento, orientador do projeto ligado ao biocimento, enfatizou que a conquista do primeiro lugar mostra que “nossas escolas têm potencial para alcançar o mundo”. “Receber a credencial para apresentar o projeto em Dubai é um reconhecimento imenso deste trabalho”, falou.
Projetos vencedores:
Santa Bárbara – Colégio Estadual Professor Carlos Valadares
“Pet Cat: petiscos nutritivos para gatos” (Ciências da Natureza)
“Desenvolvimento de bebidas fermentadas naturalmente do tipo kombucha” (Saúde)
Desenvolvidos pelas estudantes Cauane Beatriz dos Santos e Maiane Lima Carvalho, com orientação da professora Hevelynn Franco Martins.
Catu – CEEP Pedro Ribeiro Pessoa
“Educação Profissional Integrada na Rede Pública Estadual da Bahia” (Gestão e Negócios)
Desenvolvido pelos estudantes Cauan Eduardo e Letícia Santana, orientados por Deivison Trindade.
Serrinha – CETEP Sisal
“Biocimento: precast de papel e fibra de coco para pavimentação intertravada de calçadas” (Engenharia)
Desenvolvido por Guilherme Chagas Paiva e Thiago Santos Ferreira, com orientação do professor Thales do Nascimento.
“Promovendo a educação sustentável no CETEP Sisal: semeando sustentabilidade” (Meio Ambiente)
Desenvolvido por Ana Clara Souza, Cleziane Vieira e Rafaela Carneiro, com orientação da professora Istefany Lima.
Foto: Douglas Amaral/SEC