Na manhã desta quarta-feira (1º), foi lançado o Programa Educacional Bombeiros na Escola (PROEBOM), uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. O evento aconteceu na Escola Estadual Barros Barreto, localizada em Paripe, em Salvador.
O PROEBOM tem como objetivo promover formação cidadã e preventiva entre os jovens. Nesta primeira etapa, estudantes do 1º ano do Ensino Médio já começaram a receber treinamento com conteúdos práticos e teóricos, integrados à grade curricular. A previsão é de que 1.960 estudantes sejam atendidos pelo programa, ao longo de sua execução.
Representando a secretária da Educação, Rownna Brito, o assessor especial da Secretaria da Educação, Manoel Calazans, destacou a relevância da ação para a rede estadual. “Este programa é uma solicitação do governador Jerônimo Rodrigues, que reforça a importância de levar às escolas formações sobre prevenção de acidentes, cidadania e convivência. Com esta iniciativa, buscamos fortalecer a segurança e o protagonismo dos estudantes, oferecendo conhecimento prático e consciência cidadã desde cedo”.
O PROEBOM aproxima a corporação da comunidade escolar e busca desenvolver habilidades essenciais para situações de emergência, como incêndios e acidentes, além de estimular a responsabilidade social. O programa trabalha com palestras educativas e interativas, abordando temas como prevenção de acidentes, defesa civil, atendimento pré-hospitalar e segurança contra incêndios. Os estudantes participam, ainda, de workshops práticos e simulações de emergência, aprendendo a utilizar equipamentos de combate a incêndio e técnicas básicas de primeiros socorros.
A Idealizadora e coordenadora do programa, tenente-coronela Ana Fausta, ressaltou o impacto da iniciativa para os jovens. “Estamos aproximando o Corpo de Bombeiros da comunidade escolar, apresentando a carreira e mostrando que qualquer estudante, ao concluir o Ensino Médio, pode seguir esse caminho e se tornar um bombeiro militar”, destacou.
Nesta fase inicial, o programa será implementado nos colégios estaduais Mário Augusto Teixeira de Freitas, Luís Viana, Antônio Balbino, Professor Rômulo Almeida, de Barra do Pojuca e de Tempo Integral Barros Barreto, além do Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia – Mãe Stella.
Foto: Douglas Amaral/SEC