terça, 30 de setembro de 2025
Euro Dólar

SEC REFORÇA IMPORTÂNCIA DO SABE E SAEB DURANTE MOBILIZAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ALAGOINHAS

LUIZA SANTOS - 30/09/2025 19:54

Diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de Alagoinhas participaram, nesta terça-feira (30), do Dia D de Mobilização SABE/SAEB. O evento ocorreu no auditório do IF Baiano com a participação da secretária da Educação da Bahia (SEC), Rowenna Brito, que destacou a importância de incentivar a participação dos estudantes de toda a Bahia nas avaliações do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

“É fundamental este espaço em que toda a gestão da prefeitura, incluindo prefeito e vice-prefeito, e a rede de ensino municipal mostram a educação como prioridade para todos. Essas avaliações nos permitem planejar, criar políticas públicas e direcionar investimentos para que possamos avançar na qualificação do ensino e aprendizagem em cada cidade do território baiano, sempre fortalecido pelo pacto de colaboração de Estado e municípios para a alfabetização”, ressaltou a secretária Rowenna.

O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, reafirmou o esforço coletivo para o avanço da Educação. “Os problemas devem ser enfrentados por todos nós. Os estudantes representam a nossa responsabilidade de melhorar a aprendizagem. O nosso papel é entender que estamos juntos neste propósito. E queremos que os gestores e coordenadores pedagógicos reverberem esta mobilização nas escolas”, disse.

Já a diretora Scheyla Ribeiro, da Escola Municipal Jardim Petrolar, de Alagoinhas, falou da mobilização na unidade escolar. “Realizamos uma busca ativa, porque queremos 100% de participação de nossos estudantes. É uma mobilização que integra os alunos, pais, comunidade e funcionários. É gratificante ver os educadores lutando para fazerem a aprendizagem acontecer no dia a dia da escola”.

Ainda estiveram presentes o vice-prefeito de Alagoinhas, Luciano Sérgio; a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia; e a diretora do Núcleo Territorial da Educação (NTE 18), Marlene Pimentel, além de secretários municipais.

Avaliações externas

O SABE é uma avaliação estadual anual, idealizada e conduzida pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), e é realizada no âmbito do regime de colaboração com os municípios que assinam uma Cooperação Técnica com o órgão. A avaliação, que se dão nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, amplia o olhar sobre a aprendizagem ao oferecer diagnósticos específicos da realidade baiana, em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Neste ano, as provas do SABE serão aplicadas de 6 a 10 de outubro para o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio (para todas as escolas públicas municipais e estaduais) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Etapa VII (para as escolas estaduais situadas nas cidades-sede dos Núcleos Territoriais de Educação – NTEs); e de 10 a 14 de novembro para o 2º ano do Ensino Fundamental (para todas as escolas públicas municipais e estaduais).

Já o SAEB é uma avaliação nacional conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal ligada ao Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Distrito Federal, estados e municípios. A avaliação tem como função primordial verificar a proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com a matriz de referência proposta. Ela produz indicadores educacionais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A avaliação, que é realizada a cada dois anos, será aplicada de 20 a 31 de outubro, para estudantes do 2° ano de forma amostral, e para os estudantes do 5° e 9° ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio de forma censitária.

As avaliações do SABE e SAEB são produzidas e aplicadas por instituições ou equipes técnicas externas à escola.

Foto: André Fofano/Ascom SEC

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.