A atuação das organizações criminosas continua a preocupar gestores públicos e a classe política. Com o foco de promover o debate e viabilizar possíveis soluções para este problema crônico, o deputado federal Capitão Alden (PL-BA), membro titular da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, promoverá na próxima terça-feira (7), a Audiência Pública: Significado das Tatuagens no Mundo do Crime. O evento será realizado às 10h, na Câmara Federal. A ação contará com a participação tanto de especialistas quanto de autoridades com atuação na Segurança Pública focados em discutir a temática definida e propor caminhos para que os operadores da área tenham maior amplitude em identificar a simbologia das facções e seus significados.
Com um trabalho pioneiro e com reconhecimento internacional, o deputado federal Capitão Alden é autor da Cartilha Linguagem Simbólica do Crime – O código secreto das prisões ultrapassa os limites das cadeias, a popular “Cartilha de Tatuagem”. A sua primeira edição foi lançada em 2012, quando o militar baiano ainda estava na ativa na Polícia Militar da Bahia e o material segue sendo atualizado. “Tenho certeza que a audiência pública será um sucesso, pois o tema proposto segue muito atual e os participantes do evento trarão contribuições importantes”, comenta Alden.
O parlamentar ainda faz o alerta que nos últimos meses uma série de casos, nacionalmente, foram registrados de pessoas vítimas de organizações criminosas, pelo simples fato de fazerem gestos com os dedos, que foram interpretados como algo alusivo a facções criminosas rivais. “Diversas manchetes da imprensa apresentam jovens morrendo por terem feito gestos com as mãos que foram sentenciados por facções. Além disso, vemos pichações em muros com siglas de grupos criminosos em comunidades por todo o Brasil e isso não pode ser visto com naturalidade”, pontua Alden.
CONVIDADOS – O deputado federal Capitão Alden convidou os seguintes nomes para a Audiência Pública Significado das Tatuagens no Mundo do Crime:
ADRIANA LOURENÇO PESSOA VESSONI
Coordenadora-Geral de Inteligência Penal
Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública – Senappen/MJSP
ANTONIO GLAUTTER DE AZEVEDO MORAIS
Diretor de Inteligência Penitenciária
Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública – Senappen/MJSP
FERNANDO PASCOAL LUPO
Promotor
Ministério Público de São Paulo – MP/SP
GERALDO MAGELA MENDES MENEZES JÚNIOR
Delegado
Polícia Federal – PF
LAERCIO ROSSETTO
Delegado – Chefe
10ª Delegacia de Polícia do Lago Sul
LUIZ EDUARDO PIRES THOMAZ
Coordenador-Geral de Inteligência do Sistema Penitenciário Federal
Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça e Segurança Pública – Senappen/MJSP
LUIZ FÁBIO SILVA PAIVA
Professor
Universidade Federal do Ceará – UFC
ROGÉRIO NEVES
Professor
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo