

A comunidade Paz e Vida, no bairro de Jardim Santo Inácio, em Salvador, celebra o avanço de um projeto habitacional e social que começou a ser discutido em meados de 2024. As conversas, lideradas pela secretária Jusmari Oliveira e pelo Dr. Renato Schindler Filho, progrediram e a expectativa agora é pela liberação de recursos para que as obras possam finalmente começar. Renato Schindler Filho é representante legal do espólio de Renato Sigisfried Sigismund Schindler, proprietário de lotes de terra na região que serão doados para a implementação do projeto.
O projeto visa construir novas moradias para os moradores locais e já superou a fase burocrática. Segundo Schindler, toda a documentação dos lotes, matrículas e a topografia foi providenciada e enviada para Brasília. “Essa parte documental foi resolvida, então agora a gente está aguardando a liberação dos recursos para o início das obras. Esse projeto representa mais que casas isoladas, mas sim um projeto de vida. Uma plena integração comunitária. Será um sonho concretizado para quase uma centena e meia de famílias.”, explica Schindler filho.
A luta por moradia digna em Salvador é um ponto central da iniciativa. Para a Secretária Jusmari “Esse projeto será um modelo a ser seguido por toda a administração pública, em todos os níveis, pois, dentro de um planejamento habitacional, se inseriu lazer e eficiência.”
Mais que casas: um projeto de vida
A iniciativa, no entanto, vai além da habitação. Para melhorar a qualidade de vida dos moradores, fora proposto um projeto social abrangente. A ideia inclui horta comunitária, templo religioso, espaço de lazer etc.
O projeto da comunidade Paz e Vida segue de “vento em popa”
Além desse projeto, Schindler Filho apresentou um novo planejamento para a Secretaria, relacionado a uma área situada em São Caetano, ao lado da “Bica do Schindler”.
Trata-se de uma região alagadiça, que atualmente sofre com derrame de esgoto e lixo e com risco de deslizamento de terras ao redor. Mas onde existe lixo e alagamento, Schindler Filho vislumbra uma horta comunitária, campo poliesportivo para a juventude e academia funcional para os idosos. “É plenamente possível a criação de espaços comunitários na região. Perceba, onde alguns vislumbram problemas eu vejo soluções, existe uma nascente “Bica do Schindler” que podemos canalizar e instalar um chafariz no centro da horta, permitindo uma irrigação por todo o ano, aumentando/facilitando a produção, ademais, já existe uma área que está sendo compactada pelos próprios moradores que facilmente pode ser transformada em uma área de lazer para os jovens e os idosos.”
A secretária se mostrou entusiasmada com as ideias e se comprometeu a acionar a equipe responsável para dar andamento aos projetos. Uma visita à comunidade também está sendo agendada para que as equipes possam entender a dinâmica e as necessidades do local. “Esse projeto reafirma o compromisso do Governo da Bahia com a habitação popular e com a construção de uma cidade mais justa. Não se trata apenas de erguer casas, mas de oferecer dignidade, cidadania e integração comunitária. É um modelo que alia moradia, lazer e infraestrutura, e que deve inspirar toda a administração pública. Com a parceria e o esforço coletivo, estamos transformando a vida de centenas de famílias e mostrando que é possível planejar uma Salvador mais humana e inclusiva”, afirmou a secretária.
Schindler Filho se comprometeu a apresentar uma topografia da região para facilitar o início dos trabalhos, bem como organizar e sistematizar as pretensões dos moradores da região.