O Ibovespa manteve-se em alta favorecido por avanços nas ações de bancos, varejo e serviços. Empresas como Yduqs, Cogna, Cyrela e Direcional sobem apoiadas pela queda dos juros futuros, que beneficia as companhias e os setores.
Dados do Boletim Focus hoje animaram o mercado com a redução das estimativas de inflação para 2025 e 2026. A projeção de inflação do mercado para 2025 passou de 4,83% para 4,81%. Já para 2026, houve um recuo de 4,29% para 4,28%. Apesar disso, só devemos esperar por uma queda de juros de fato no início do ano que vem, na minha visão. No último comunicado, o Banco Central teve um tom mais hawkish espantando as chances de uma queda de juros na próxima reunião e até afirmando que pode subir mais os juros, se necessário.
Aqui no Brasil, o Ibovespa continua se beneficiando do cenário de juros em queda nos EUA e juros altos aqui no Brasil, o que faz com que o estrangeiro aporte capital aqui para obter maiores ganhos. Sem dúvidas, isso tem ajudado a bolsa aqui. Além disso, o mercado aguarda com otimismo a conversa entre Lula e Trump em que se espera que haja algum acordo benéfico para o Brasil e exportadores brasileiros em relação às taxações.
Nos Estados Unidos, sem dúvidas, o mercado espera pelos dados do payroll e os investidores já trocam figurinhas sobre como um resultado acima ou abaixo do consenso pode alterar a trajetória de cortes de juros esperada pelo Fed. Acredito que se houver uma surpresa de geração de emprego forte, corre-se o risco de endurecimento. Se vier fraco, alimenta aposta no alívio monetário e mais cortes de juros ao longo dos próximos meses. Nesse cenário, bolsas seguem mistas em NY à espera de sinais mais claros e números que possam dar um rumo para próximas decisões.
No cenário internacional, além da expectativa em relação aos dados do payroll, o receio está em torno da possibilidade de paralisação do governo americano, que faz com que o ouro suba hoje. O ouro rompeu nova máxima histórica, refletindo a busca por porto seguro em meio à incerteza.
Outro dado importante que o mercado aguarda é a divulgação do relatório de emprego de setembro, números essenciais para saber como está a resiliência do mercado de trabalho americano. Amanhã temos ainda o relatório JOLTS, além dos dados de emprego da ADP, que precedem o payroll.
Entre as quedas do Ibovespa, está Petrobras, que cai acompanhando a baixa do petróleo lá fora. Já entre as altas, está Eletrobras. O Bradesco BBI elevou o preço-alvo da empresa aumentando o preço-alvo para o final de 2026 de R$ 67 para R$ 83,00.
Fabio Louzada, economista, planejador financeiro e fundador da Eu me banco
Imagem: Rmcarvalho/iStock – Montagem: Giovanna Figueredo