sábado, 27 de setembro de 2025
Euro Dólar

INDÚSTRIA DA CHINA É AQUELA QUE MAIS TEM ROBÔS EM TODO MUNDO 

João Paulo - 27/09/2025 18:00

A China está fabricando e instalando robôs de fábrica em um ritmo muito maior do que qualquer outro país, com os Estados Unidos ocupando um distante terceiro lugar, fortalecendo ainda mais seu papel dominante na manufatura mundial. Mais de dois milhões de robôs operavam em fábricas chinesas no ano passado, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira (25) pela Federação Internacional de Robótica, organização sem fins lucrativos que representa fabricantes de robôs industriais. As fábricas chinesas instalaram quase 300 mil novos robôs, mais do que o resto do mundo somado; nos Estados Unidos, o número foi de 34 mil.

Apesar de utilizar mais robôs, as fábricas chinesas também melhoraram sua produção. O governo vem utilizando capital público e diretrizes políticas para estimular empresas a se tornarem líderes em robótica e outras tecnologias avançadas, como semicondutores e inteligência artificial. No cenário global, robôs e IA desempenham papel cada vez mais proeminente e disruptivo na indústria. Eles variam de máquinas que soldam peças de automóveis a garras que movimentam caixas em linhas de produção. À medida que a tecnologia aumenta a eficiência, algumas fábricas operam com menos trabalhadores e alteram funções de outros funcionários.

Na última década, a China iniciou uma campanha ampla para ampliar o uso de robôs, produzir equipamentos de ponta e integrar a indústria com avanços em inteligência artificial. Empresas chinesas se beneficiaram de um impulso nacional que acompanha o crescimento dos setores de veículos elétricos e inteligência artificial, afirmou Lian Jye Su, analista-chefe da Omdia, empresa de pesquisa em tecnologia. “Isso não é coincidência”, disse Su. “Foram necessários anos de investimento por parte das empresas chinesas.”. O esforço de Pequim para automatizar fábricas tem sido central para consolidar sua posição como potência manufatureira. Desde 2017, as instalações superam 150 mil robôs por ano. Ao mesmo tempo, a produção industrial disparou: no início deste ano, as fábricas chinesas produziam quase um terço de todos os produtos manufaturados no mundo, mais do que Estados Unidos, Alemanha, Japão, Coreia do Sul e Reino Unido juntos.

Foto: Christof STACHE / AFP

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.