sexta, 26 de setembro de 2025
Euro Dólar

UNIDADE DE BENEFICIAMENTO DE FRUTAS FORTALECE AGRICULTURA FAMILIAR EM INHAMBUPE

LUIZA SANTOS - 26/09/2025 18:26

O segmento da fruticultura no Território Litoral Norte e Agreste Baiano ganhou um reforço de peso. Nesta sexta-feira (26), o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), entregou à Cooperativa Agropecuária Mista da Região de Alagoinhas (Coopera), em Inhambupe, uma nova Unidade de Beneficiamento de Frutas.

Com capacidade para processar até 6 mil quilos de frutas por dia, a agroindústria beneficiará diretamente 60 agricultores e agricultoras familiares do município e da região, fortalecendo o sistema produtivo da fruticultura. O investimento inclui ainda kit de colheita de citrus, kit de tratos culturais, patrulha mecanizada, trator, veículo tipo pick-up, caminhão baú refrigerado, máquinas, equipamentos e energia solar instalada.

A iniciativa prevê a criação de 55 novos empregos diretos e indiretos e a entrada de cerca de 95 novos cooperados na Coopera, que há quase quatro décadas atua no fortalecimento da agricultura familiar na região.

Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, a entrega da Unidade de Beneficiamento de Frutas impulsionará a agricultura familiar do território.

“Estamos falando de um investimento que fortalece a fruticultura, amplia a renda das famílias e gera novas oportunidades de trabalho no campo. Essa é a estratégia da agroindústria familiar em ação: transformar realidades, consolidar cooperativas e mostrar que a agricultura familiar tem força, organização e futuro.”

O presidente da Coopera, José Adilson de Souza, destacou a importância do investimento para ampliar a capacidade produtiva.

“É com muita alegria que recebemos aqui um grande presente: essa indústria de polpa de fruta para o nosso território. Nós temos 15 sabores de frutas que processamos e a maioria delas é produzida aqui mesmo. Vamos sair de uma capacidade de 16 mil toneladas para 24 mil, o que nos coloca em uma condição bem melhor. O sentimento é de gratidão a todos os parceiros e ao Governo do Estado, porque com esse equipamento poderemos ir ainda mais longe, processando as frutas do nosso território.”

Entre os agricultores familiares beneficiados, Maria do Carmo Santos do Nascimento, que há 11 anos integra a cooperativa, celebrou os ganhos da parceria.

“Na Coopera eu entrego manga, tamarindo e goiaba. Passar nosso produto para a cooperativa é melhor do que vender para o atravessador, porque o preço aqui é mais justo. Com a assistência técnica, não usamos química na plantação, só produtos naturais, e as frutas são saudáveis. Na Cooperativa contamos com técnicos que, quando temos alguma dificuldade na roça, vêm orientar e nos ensinam. Isso faz toda a diferença.”

Foto: André Frutuôso/Acom CAR

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.