domingo, 05 de outubro de 2025
Euro Dólar

TRUMP DIZ QUE TAXARÁ CAMINHÕES, MEDICAMENTOS E MÓVEIS FABRICADOS FORA DOS EUA

João Paulo - 26/09/2025 07:45

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (25) uma nova rodada de tarifas contra uma ampla gama de produtos importados. A partir de 1º de outubro, medicamentos patenteados, caminhões pesados e móveis, como armários de cozinha e estofados, serão taxados. As alíquotas vão de 25% a 100%. Trump lançou inúmeras investigações de segurança nacional a respeito de possíveis novas tarifas sobre uma grande variedade de produtos em seu segundo mandato, lançando uma sombra sobre as perspectivas econômicas globais e paralisando a tomada de decisão por parte de empresas.

Produtos farmacêuticos

A nova tarifa de 100% sobre qualquer produto farmacêutico de marca ou patenteado se aplicará a todas as importações, a menos que a empresa responsável já tenha iniciado a construção de uma fábrica nos EUA, segundo anunciou Trump em sua rede social. “A partir de 1º de outubro, vamos impor uma tarifa de 100% sobre qualquer produto farmacêutico de marca ou patenteado, a menos a empresa esteja construindo sua fábrica farmacêutica nos EUA”, escreveu Trump. “Portanto, não haverá tarifa sobre esses produtos farmacêuticos se a construção já tiver começado”.

Móveis

O presidente americano também disse que imporá uma tarifa de 50% sobre pias de banheiro e armários de cozinha, além de uma taxa de 30% sobre móveis estofados a partir da próxima semana, quando entrarão em vigor as novas alíquotas. “A razão para isso é a grande escala de ‘inundação’ desses produtos nos Estados Unidos por outros países”, afirmou o presidente americano, também em postagem nas redes sociais.

Caminhões

Sobre os caminhões pesados, Trump disse que as taxas visam proteger as fabricantes nacionais da “concorrência desleal” e afirmou que a medida beneficiará empresas como Peterbilt, Kenworth, Freightliner e Mack. Trump está impondo taxas sobre produtos com base na Seção 232 da Lei de Expansão Comercial, que permite ao governo impor tarifas sem aval do Congresso se as importações forem consideradas uma ameaça à segurança nacional. A abordagem já foi usada para impor taxas sobre importações de automóveis, cobre, aço e alumínio

As medidas representam uma grande expansão do regime tarifário de Trump, que ele começou a implementar logo após a assumir a Presidência. Os anúncios ocorrem num momento em que o presidente tem exercido o poder de seu gabinete como nenhum outro antecessor, o que tem gerado uma série de ações contra a Casa Branca na Justiça.

Trump não deu detalhes sobre como as medidas serão implementadas nas postagens. O Departamento de Comércio e a Casa Branca também não comentaram os anúncios. A taxa sobre os produtos farmacêuticos, conforme descrito pelo presidente americano, poderia permitir amplas isenções para as multinacionais com presença nos EUA.

A Pharmaceutical Research and Manufacturers of America já havia criticado a medida anteriormente, afirmando, no início deste ano, que 53% do valor de US$ 85,6 bilhões em ingredientes usados em medicamentos consumidos no país foram

A Câmara de Comércio dos EUA havia pedido ao governo Trump para não impor novas tarifas sobre caminhões, observando que as cinco principais fontes de importação são México, Canadá, Japão, Alemanha e Finlândia, “todas aliadas ou parceiras próximas dos Estados Unidos, não representando nenhuma ameaça à segurança nacional dos EUA”.

O México é o maior exportador de caminhões médios e pesados para os Estados Unidos. Um estudo divulgado em janeiro revelou que as importações desses veículos maiores do México triplicaram desde 2019. (Valor)

 

Foto: Reprodução/ITV London

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.