terça, 30 de setembro de 2025
Euro Dólar

DEPUTADO CRITICA BRUNO REIS POR AMEAÇAS ÀS ÁREAS VERDES DE SALVADOR: “É ESCANDALOSO EM PLENA EMERGÊNCIA CLIMÁTICA”

João Paulo - 26/09/2025 09:36

O deputado estadual Robinson Almeida (PT) criticou o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), após o Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendar que a Prefeitura reveja as mudanças aprovadas na Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo (LOUOS), na Câmara de Vereadores, na última quarta-feira (24). A proposta do executivo recebeu apoio integral da bancada de sustentação, enquando a oposição votou contrária a matéria.

Segundo Robinson, a gestão municipal age de forma “contraditória e irresponsável” ao gastar R$ 3,5 milhões com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para atualizar as legislações urbanísticas, enquanto promove alterações pontuais que favorecem a especulação imobiliária e fragilizam a proteção ambiental.

“É inadmissível que, em plena emergência climática, o prefeito Bruno Reis escolha consolidar Salvador como a capital do concreto e do asfalto, ignorando a ciência, a natureza e o futuro da nossa cidade. A contradição é gritante: a prefeitura paga milhões à FGV para atualizar o planejamento urbano e, antes mesmo de receber os estudos técnicos, aprova mudanças que destroem esse processo”, afirmou o parlamentar.

Robinson destacou ainda os pontos mais ameaçados pelas alterações aprovadas, com aval do Executivo, entre eles o Vale Encantado, remanescente de manguezal e Mata Atlântica, e a verticalização de três ilhas na Baía de Todos os Santos, que pode comprometer um dos patrimônios ambientais mais importantes da capital baiana.

“Como alertou a promotora Hortênsia Pinho, estamos diante de um grave risco de destruição do patrimônio ambiental de Salvador em nome de interesses privados. Não aceitaremos retrocessos nem ataques ao meio ambiente. É fundamental questionar se o prefeito seguirá a orientação do MP”, acrescentou.

O deputado também elogiou a postura da bancada de oposição na Câmara Municipal, que votou contra as mudanças: “A bancada de oposição está de parabéns pela coerência e responsabilidade em enfrentar mais esse ataque do União Brasil ao meio ambiente na capital mãe do Brasil. Salvador precisa de desenvolvimento planejado, sustentável e democrático. Nossa cidade merece respeito”, enfatizou Robinson Almeida.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.