

A indústria da construção registrou em agosto de 2025 o pior desempenho para o mês em nove anos, segundo a Sondagem Indústria da Construção divulgada nesta terça-feira (23) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
O índice de evolução do nível de atividade recuou 3,5 pontos em relação a julho, chegando a 46 pontos — menor patamar para agosto desde 2016. O emprego também caiu, com o indicador passando de 50,1 para 46,3 pontos. Já a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) recuou de 68% para 66%, menor nível em três anos.
“A elevação da taxa de juros vem trazendo, progressivamente, maiores problemas para a indústria da construção, um encarecimento do investimento, mas principalmente uma perda de ritmo na demanda, por conta da elevação dos custos”, avaliou o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
O especialista alertou que o cenário preocupa, já que empresários relatam retração em indicadores que, historicamente, costumam registrar crescimento no período.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil