O estado da Bahia apontou desempenho superior ao restante do Nordeste e do Brasil no setor turístico entre janeiro e julho de 2025, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviço (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Bahia apresentou crescimento de 8,4 % à frente dos estados do Ceará (7,9%), Rio Grande do Norte (5.4%) e Pernambuco (3%), superando a média nacional de 6,1%.
Ademais, o estado liderou a recepção de turista estrangeiros no Nordeste, com mais de 115 mil visitantes internacionais, com aumento de 61% em relação ao mesmo período de 2024, de acordo com os dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo( Embratur).
Segundo Allisson Martins, economista e gerente do Etene/BNB, o crescimento impulsiona geração de emprego e renda, consolidando a Bahia e o Nordeste como destinos estratégicos e atrativos no cenário nacional e internacional, mostra que a expansão do turismo internacional e a recuperação do fluxo doméstico devem manter o setor em alta até o final de 2025.
Foto: Reprodução