domingo, 21 de setembro de 2025
Euro Dólar

VOLUNTÁRIOS RECOLHEM MAIS DE 166 QUILOS DE RESÍDUOS NAS PRAIAS DE PIATÃ E AREMBEPE NO DIA MUNDIAL DE LIMPEZA

João Paulo - 21/09/2025 12:00

A manhã deste sábado (20) foi de muito trabalho nas praias de Piatã, em Salvador, e Arembepe, em Camaçari, para cerca de 100 voluntários que recolheram 166 quilos de resíduos, durante o mutirão que marcou o Dia Mundial de Limpeza. A iniciativa foi promovida pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado da Bahia (Sindiplasba), em parceria com a Braskem e a Naturalle, com cooperação técnica da startup Solos.

O objetivo do mutirão foi promover a participação de voluntários em ações de limpeza e sensibilização de comerciantes e frequentadores das praias para a economia circular, reforçando a importância do descarte correto de resíduos, da reciclagem e do consumo consciente na construção de um futuro mais sustentável. Profissional do jurídico da Braskem, Ayala Sampaio foi uma das voluntarias na ação. “Foi muito legal, primeiro para a gente reforçar a mensagem da sustentabilidade, da importância da coleta, separação e reciclagem, mas também pela oportunidade de conhecer colegas, por quem às vezes você passa todo dia, mas não tem a oportunidade de conversar. Então, foi um momento também de integração”, afirma.

Presente no mutirão, o prefeito de Camaçari Luiz Caetano chamou atenção para a união de organizações em prol de um bem maior. “Este mutirão de hoje possui uma simbologia muito forte: a de conscientização da população para o descarte correto do lixo. Ao mesmo tempo em que reforça o papel fundamental dos garis, da Prefeitura e de empresas e entidades. Quando você junta todo mundo em favor da sociedade convivendo em paz e harmonia com o meio ambiente, percebe que nossa atitude faz a diferença”, salientou o prefeito.

Para o presidente do Sindiplasba, Valdevino Souza, promover pela primeira vez o Mutirão no Dia Mundial de Limpeza, simboliza um marco importante na atuação do sindicato como articulador de ações concretas em prol da sustentabilidade. “Essa iniciativa, que reúne empresas do setor plástico, instituições públicas e privadas, além de startups e voluntários, demonstra que é possível unir esforços em torno de um propósito comum: o cuidado com o meio ambiente. Mais do que uma ação pontual, queremos mostrar que a indústria é protagonista na construção de soluções sustentáveis”, enfatizou.

“Cada resíduo coletado representa acima de tudo uma praia mais limpa, mas também a oportunidade de sensibilizar a sociedade para a importância do descarte correto e da reciclagem. Acreditamos que iniciativas como essas mostram, na prática, que a participação de todos é essencial na construção de um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, destacou Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem.

O secretário municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (SECIS), Ivan Euler, ressaltou o compromisso da Prefeitura de Salvador com a sustentabilidade e o cuidado com os espaços públicos soteropolitanos. “É uma oportunidade de envolver a comunidade na preservação ambiental, promovendo conscientização e responsabilidade coletiva. A SECIS apoia e incentiva iniciativas como essa, que contribuem diretamente para o bem-estar urbano e a construção de uma Salvador mais limpa, resiliente e sustentável”, pontuou.

Hindemburgo Santos Teles, titular da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) da prefeitura de Camaçari, destacou que a iniciativa visou além da melhoria dos espaços públicos, também reforçar a importância da responsabilidade coletiva na preservação ambiental. “O mutirão mostra a força da união entre poder público, iniciativa privada e sociedade, reforçando a responsabilidade coletiva no cuidado com o meio ambiente e na preservação do futuro de Camaçari”, apontou.

Geração de renda – Em Arembepe, a remoção dos resíduos após a coleta ficou a cargo da Limpec, que encaminhará o material para a Cooperativa de Materiais Recicláveis de Camaçari (Coopmarc), gerando renda para os cooperados. Já na praia de Piatã, os resíduos coletados foram entregues a Cooperativa de Coleta Seletiva, Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet).

O Mutirão de Limpeza de Praia 2025 teve o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Prefeitura de Camaçari, Empresa de Limpeza Pública de Camaçari (Limpec), Cetrel, Fortlev, Motech, Produmaster, Sansuy e do vereador Dentinho, além da participação da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (SECIS), em Salvador, e da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), em Camaçari.

Foto: Solos / Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.