O Programa Universidade para Todos (UPT), iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC), amplia sua presença em Salvador com a realização de aulões na Base Comunitária do Nordeste de Amaralina, a partir desta sexta-feira (19). A ação busca fortalecer a preparação pedagógica de estudantes concluintes e egressos da rede pública que desejam ingressar no Ensino Superior, oferecendo aulas de Língua Portuguesa e Matemática.
Este ano, o UPT disponibilizou 20.110 vagas em 27 territórios de identidade, alcançando 218 municípios baianos e funcionando em 358 polos. A edição de 2025 conta com a participação de 1.413 monitores, preferencialmente estudantes universitários, que assumem a missão de contribuir para a formação dos futuros ingressantes no Ensino Superior.
As atividades já acontecem em Bases Comunitárias dos bairros da Paz e Rio Sena, em Salvador, além de Camaçari e Vitória da Conquista. Agora, chegam também às comunidades do Nordeste de Amaralina e Águas Claras, com seis aulões no primeiro bairro e três no segundo, ministrados por bolsistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A parceria da UFBA se soma às instituições de Ensino Superior já envolvidas no programa: UNEB (Universidade do Estado da Bahia), UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) e UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia).
Neste ano, o Governo do Estado investe R$ 18 milhões no UPT, reforçando a importância da iniciativa para promover educação, cidadania e inclusão social em diferentes territórios da Bahia.
Serviço:
O quê: Aulões do Programa Universidade para Todos (UPT)
Onde: Base Comunitária do Nordeste de Amaralina – Salvador
Quando: A partir desta sexta-feira, 19/09, das 14h às 17h
Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática
Realização: Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a UFBA.