Todas as obras abandonadas da Fiol 2 (Ferrovia Oeste-Leste), na Bahia, entre Caetité e Barreiras, estarão contratadas até o ano.
Com isso, o trecho inteiro de cerca de 485 quilômetros poderá estar concluído pelo poder público para a concessão.
É o que está prometendo Infra S.A., antiga Valec, após ter lançado este mês o edital para a finalização do que era chamado de Lote 5F, com 37 quilômetros, que conectam a Fiol 2 à Fiol 1 – o trecho que vai de Caetité até o porto em Ilhéus (BA).
Além do edital, a estatal se prepara para contratação de último trecho que ainda não tem contrato nessa ferrovia, o que está previsto para o primeiro trimestre do ano que vem.
“Temos dois lotes contratados em obras. Com as contratações desses dois lotes até o ano que vem, vamos ter 100% da ferrovia contratada”, afirmou o diretor da Infra S.A., André Ludolfo, em reportagem do portal Agência iNFRA durante o evento para apresentar a licitação do lote de Caetité, cujo leilão está previsto para 6 de novembro.
A Fiol 2 é parte do corredor Fico-Fiol. A Infra S.A será fundamental para que essa licitação de uma concessão ferroviária, considerada uma das prioritárias do governo, tenha sucesso. Além de construir a Fiol 2, ela ainda é a responsável por entregar o licenciamento ambiental e as desapropriações da Fico 1, que está sendo construída pela mineradora Vale com recursos da empresa, num modelo de investimento cruzado. Com informações da Agência Infra.