quinta, 18 de setembro de 2025
Euro Dólar

DESAFIO LATITUDE 12 REALIZA DOAÇÃO DE MIL MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS NA RESERVA SAPIRANGA

João Paulo - 18/09/2025 15:20

Em sua 7ª edição, a competição que acontece nos dias 4 e 5 de outubro, garantiu o reflorestamento da região em parceria com a Embasa e o Centro de Educação Ambiental da Reserva Sapiranga

A sustentabilidade segue como valor primordial no Desafio Latitude 12, competição de Trail Run e Mountain Bike que une esporte, integração familiar e responsabilidade social. Em 2025, em sua 7ª edição, o evento realizou a doação de mil mudas de árvores nativas para a Reserva Sapiranga em Praia do Forte, local de realização das competições. A ação integra as celebrações em torno do Dia da Árvore, comemorado neste domingo (21), e foi realizada em parceria com a Embasa e com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mata de São João.

As mudas foram destinadas ao Centro de Educação Ambiental da Reserva Sapiranga, com apoio de projetos socioambientais locais como o Instituto Preguiça de Coleira e Conecta Vidas, que atuam na conservação da Mata Atlântica e na proteção da preguiça-de-coleira, espécie ameaçada de extinção; fortalecendo o compromisso do evento com a preservação da biodiversidade local.

A 7ª edição do Desafio Latitude 12 acontece nos dias 4 e 5 de outubro, reunindo atletas em duas modalidades. No sábado (4), acontecem as provas de Trail Run, com percursos de 7KM, 15KM e 21KM. Já no domingo (5), será a vez do Mountain Bike, em circuitos de 30KM e 60KM.

Com a proposta de estimular experiências em família, as provas em duplas seguem como um diferencial da competição, permitindo que pais e filhos, casais, amigos e irmãos compartilhem juntos os desafios e conquistas. As crianças também têm espaço garantido com a Prova dos Kids, que não possui caráter competitivo, é gratuita e premia todos os participantes, de 4 a 14 anos, com medalhas de participação.

Além do viés esportivo, o evento reforça seu compromisso com a responsabilidade social e a geração de renda para a comunidade local. Cerca de 150 moradores da região participam de diferentes etapas da organização, atuando em funções como preparação das trilhas, pontos de hidratação, alimentação e produção de itens sustentáveis.

“O Latitude 12 foi criado para ser mais do que uma competição esportiva: é um encontro de celebração, cooperação e propósito. Nesta edição, conseguimos ampliar nosso impacto positivo para além do esporte, unindo atletas, comunidade e parceiros em prol do meio ambiente e do desenvolvimento social”, destaca Paulo Coelho, idealizador do evento.

As últimas vagas estão disponíveis no site www.desafiolatitude12.com.br e no Instagram @desafiolatitude12

Crédito da imagem: Arquivo Pessoal

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.