A Prefeitura de Salvador iniciou, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a vacinação de adolescentes em instituições de ensino. Iniciada na segunda-feira (15), a ação se estenderá até dezembro, com foco na vacinação de jovens de 15 a 19 anos contra o HPV, visando imunizar aqueles que ainda não foram protegidos contra a doença. Pela primeira vez, essa faixa etária é contemplada com a vacina gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com o objetivo de atualizar a situação vacinal dos adolescentes, a gestão municipal também disponibilizará em unidades de ensino outros imunizantes do calendário de saúde. Essa abordagem facilita o acesso e a atualização da caderneta de vacinação, superando barreiras como a falta de tempo dos pais ou responsáveis para levar os filhos aos postos de saúde. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), é fundamental para a saúde pública e a prevenção de doenças a longo prazo.
A coordenadora de Imunização da SMS, Doiane Lemos, ressalta a importância da ação. “Manter a situação vacinal de crianças e adolescentes atualizada, além de assegurar um direito constitucional, é um ato de amor. Por isso, estamos unindo esforços no resgate desses jovens e de todos os que estão aptos a serem imunizados. Precisamos pensar no futuro, contribuir para que meninos e meninas estejam livres de sofrer com o tratamento doloroso da doença e, pior, do câncer”, explica.
A vacina contra o HPV está disponível no SUS há 11 anos de forma totalmente gratuita, com a missão de prevenir o câncer de colo de útero, de ânus, de pênis e de garganta. O imunizante integra o calendário básico de vacinação para meninos e meninas de 9 a 14 anos, e de 9 a 45 anos para pessoas em condições especiais, mediante apresentação de prescrição médica, como imunodeprimidos, pessoas com papilomatose respiratória recorrente, usuários de PrEP e vítimas de abuso sexual.
Foto: Ascom SMS