Um levantamento realizado pela Tupi Mobilidade em parceria com a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico) revelou que, em agosto, o Brasil alcançou a marca de 16.880 pontos públicos e semipúblicos de recarga para veículos elétricos.
Em comparação com os dados de fevereiro deste ano, quando foram registrados 14.827 pontos, o número representa um crescimento de 14% na infraestrutura de recarga para esse tipo de veículo.
Ao todo, 1.499 municípios brasileiros já contam com eletropostos — o que corresponde a uma alta de 10% em relação ao levantamento anterior. Dos 16.880 pontos de recarga registrados até agosto, 77% (13.025) são do tipo carga lenta (AC – corrente alternada), enquanto os 23% restantes (3.855) são carregadores rápidos (DC – corrente contínua), capazes de recarregar as baterias em questão de minutos. Este tipo de infraestrutura teve um crescimento de 59% nos últimos seis meses.
Segundo o estudo, a região Norte foi a que apresentou o maior crescimento percentual (31%) no número de pontos de recarga. Apesar disso, o avanço ainda ocorre de maneira desigual pelo território nacional.
Imposto sobre veículos eletrificados
O governo federal decidiu elevar o imposto de importação sobre carros elétricos e híbridos, em cumprimento a um cronograma aprovado em 2023 pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex).
De acordo com a resolução, desde janeiro de 2024, veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in importados passaram a ser tributados gradualmente, com aumentos previstos até 2026. O objetivo, segundo o governo, é incentivar a produção nacional de veículos menos poluentes.
Fonte: BP Money
Foto: Divulgação CP