

Estados Unidos e China fecharam um acordo preliminar para a transferência do TikTok para controle de uma empresa norte-americana. A informação foi confirmada pelo representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, após rodadas de negociação com autoridades chinesas.
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, declarou em Madrid que o acerto já está encaminhado, mas evitou dar detalhes. “Temos uma estrutura para um acordo sobre o TikTok”, disse ele, segundo o The Guardian. “Não vamos falar dos termos comerciais do acordo. Isso é entre duas partes privadas, mas os termos comerciais foram acertados.”
O entendimento é visto como avanço no impasse que envolve a rede social, alvo de pressão em Washington por causa dos vínculos de sua controladora, a ByteDance, com a China. Em março de 2024, o presidente Joe Biden sancionou uma lei determinando a venda do aplicativo a um comprador aprovado pelos EUA em até nove meses, sob pena de banimento. Desde então, os prazos vinham sendo prorrogados pelo ex-presidente Donald Trump.
Agora, segundo Greer, o ciclo de extensões chegou ao fim: “Não vamos ficar no negócio de repetir extensões. Temos um acordo.”
Foto: Shutterstock