A jornalista baiana Gabriela de Paula, especialista em tecnologia e inovação, editora-chefe da Ayoo, criadora do Bom Dia, Futuro e vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba), será a mediadora do seminário “The Environmental Impact on Women: Mining in Brazil”, que acontece no próximo dia 24 de setembro, na sede da Brazilian-American Chamber of Commerce, em Nova York.
O encontro, parte da agenda da Climate Week NYC 2025, integra a missão YACY Por Elas, projeto do Instituto Por Elas coordenado por Rizzia Froes, e reunirá lideranças femininas de diferentes áreas. Estão confirmadas como palestrantes:
Gabriela também acompanhará o SDGs in Brazil 2025, maior evento corporativo internacional promovido pelo Pacto Global da ONU – Rede Brasil, sediado na ONU. O encontro reunirá centenas de executivos, especialistas e autoridades internacionais em debates sobre meio ambiente, direitos humanos, trabalho e integridade, em paralelo à Assembleia Geral da ONU. Ela também estará no coquetel oferecido a convidados no restaurante Fasano da metrópole americana.
“Estar de maneira ativa em eventos globais dessa magnitude é uma grande alegria. Precisamos que vocês femininas que vivem realidades diversas para que este repertório coletivo ajude a construir novas soluções para os novos desafios que temos encarado”, destaca Gabriela que promete uma cobertura em tempo real com o olhar de como estes acontecimentos impactam a Bahia.
Com sólida trajetória no jornalismo e na comunicação estratégica, Gabriela tem sido presença em painéis no Brasil e no exterior, consolidando-se como voz ativa em debates sobre futuro da comunicação, inovação e impacto social. Na sua agenda em Nova York, terá também reuniões de negócios e visitas técnicas a empresas com sedes na cidade.
A missão YACY Por Elas contará ainda com a participação das empresárias baianas Larissa Almeida, fundadora do Moove e executiva da Blivion Company, e Fabiana Pinheiro, diretora de expansão do Grupo Castro, referência em soluções sustentáveis no setor industrial. Elas também participarão de encontros comerciais para o fortalecimento da conexão entre empreendedorismo, sustentabilidade e impacto social.
“É simbólico termos Gabriela à frente deste painel em um espaço tão estratégico como a Brazilian-American Chamber of Commerce. Nosso propósito é garantir que as vozes femininas brasileiras estejam presentes e respeitadas nas discussões globais sobre meio ambiente e justiça social”, afirma Rizzia Froes, fundadora do Instituto Por Elas.