Em ordem executiva publicada na última sexta-feira (5), o presidente Donald Trump retirou a tarifa de 10% sobre a celulose importada pelos Estados Unidos.
A decisão beneficia a indústria brasileira, que exportou 2,8 milhões de toneladas do produto para o país no ano passado. Isso representa cerca de 15% das vendas de celulose (de todos os tipos) para o exterior no mesmo período
E beneficia a Bahia que sedia grandes empresa do setor. A celulose aparece entre os três principais produtos exportados pela Bahia, juntamente com a soja e o petróleo
A estimativa da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos é que as exportações para os EUA caíram 15,2% em valor e 8,5% em volume entre janeiro e maio de 2025, principalmente por causa das tarifas aplicadas.
A celulose já estava isenta da sobretaxa de 40% imposta pelo governo Trump a outros produtos brasileiros. Agora está liberada também da chamada tarifa recíproca de 10%.
Estão incluídas na isenção três descrições de celulose. Ainda continuam válidos os 50%aplicados a papéis em geral e painéis de madeira.
Foto: Isac Nóbrega/PR