A nova Executiva Estadual do PT Bahia fez, nesta quinta-feira (11), sua primeira reunião para aprovar resoluções e traçar estratégias políticas. O encontro foi marcado por críticas às articulações do ex-prefeito de Salvador ACM Neto contra o governo Lula e pela defesa do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro como marco no combate ao autoritarismo no Brasil.
Para a legenda, os ataques às urnas eletrônicas, às instituições e às liberdades democráticas, que culminaram nos atos de 8 de janeiro de 2023, representam um grave processo de ameaça à democracia, interpretados pelo partido como uma tentativa frustrada de subversão da ordem constitucional.
O presidente do PT Bahia, Tássio Brito, afirmou que o julgamento de Bolsonaro “representa não apenas a responsabilização de um indivíduo, mas a defesa do Estado Democrático de Direito e da soberania popular”. Segundo ele, o partido confia na Justiça e defende que “a lei seja aplicada a todos, sem privilégios nem perseguições”.
Ao falar sobre ACM Neto, Tássio resgatou episódios em que o ex-prefeito e seu grupo político atuaram contra Lula e para prejudicar a Bahia. “Foi um período nefasto para a política e o desenvolvimento do estado: apoio ao impeachment da presidenta Dilma, comemoração da prisão do presidente Lula, articulações para barrar recursos federais para a Bahia, inclusive para hospitais e policlínicas”, disse.
O dirigente também reforçou o legado do presidente Lula para o estado. “Ao longo dos seus governos, Lula tirou a Bahia do esquecimento com políticas como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Prouni, Reuni, Luz para Todos, desburocratização do Fies, Samu e Farmácia Popular. É por isso que o povo baiano demonstra uma aprovação avassaladora ao presidente em todas as pesquisas e eleições”, afirmou.
Para além das resoluções políticas, a reunião aprovou o planejamento da legenda para o próximo período. “Discutimos desde resoluções políticas até os encontros territoriais e setoriais, com o objetivo de afinar nossa sintonia e fortalecer nossa atuação em cada canto do estado”, destacou a secretária de finanças e planejamento do PT Bahia, Rafaela Cruz.
Segundo os dirigentes, a Executiva Estadual seguirá vigilante para que o julgamento de Bolsonaro seja um marco no combate ao extremismo e ao autoritarismo, e para reafirmar sua luta por políticas públicas que ampliem a participação popular, combatam desigualdades e consolidem a democracia como prática cotidiana.
Crédito da foto: Mariana Reis | PT Bahia