Gestores municipais de 12 municípios baianos, como vice-prefeitos, secretários de Educação e outros representantes das prefeituras, reuniram-se, nesta quinta-feira, 11, para o 1º Encontro de Secretários de Educação. Promovido pelo Bracell Social, braço de investimento social da Bracell, e pelo Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep), com o apoio das prefeituras, o evento teve como objetivo ampliar o diálogo sobre o cenário educacional nos territórios do Agreste e Litoral Norte e do Recôncavo Baiano e avaliar os processos de gestão, analisando os principais desafios, superações e conquistas na educação básica, que correspondem aos primeiros anos de educação escolar.
Participaram do encontro representantes de Alagoinhas, Aporá, Araçás, Aramari, Cachoeira, Cardeal da Silva, Conde, Entre Rios, Inhambupe, Itanagra, Ouriçangas e Terra Nova, que integram o Projeto de Educação Continuada, iniciativa da Bracell em parceria com o Icep que tem como objetivo contribuir com a qualificação da educação pública, por meio da formação continuada de educadores das redes de ensino municipais. A iniciativa, que é realizada há 11 anos na Bahia, também atua para a mobilização sociopolítica de gestores, profissionais docentes e não docentes, estudantes, familiares e representantes da sociedade civil.
“Este evento busca fortalecer os laços cooperativos entre os secretários dos municípios, a Bracell e o Icep em prol da educação. O Bracell Social está trabalhando para contribuir para a evolução da educação, de modo a impulsionar professores e gestores no desenvolvimento de um projeto que eleve a qualidade da formação oferecida nos anos iniciais. Estamos unidos pelos estudantes, acreditando que o futuro deles será melhor a partir de uma base sólida em sua educação formal”, afirmou Cíntia Liberato de Mattos, gerente de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Bracell. Ela ainda destacou que, em 2024, o projeto alcançou 29 mil educadores, estudantes e familiares em 12 municípios.
Fernanda Ramos, diretora de Relações Institucionais do Icep, complementa que o encontro com os representantes municipais foi importante para potencializar a educação na região. “A reunião serviu para favorecer a conexão e o engajamento entre os dirigentes municipais de educação, fortalecendo o regime de colaboração intermunicipal, o diálogo horizontal entre os secretários e vertical, no diálogo com as políticas educacionais estaduais e federais em prol destes territórios. O Icep e o Bracell Social caminham juntos, conscientes do protagonismo e autonomia destas redes, no Projeto Educação Continuada”, pontuou.
Presente ao encontro, a secretária de Educação de Alagoinhas, Rita Bastos, salientou que “a parceria entre o Icep e a Bracell tem contribuído de forma significativa para a Educação Infantil no município, oferecendo formação continuada a professores, gestores, coordenadores pedagógicos e à equipe técnica. Essa formação tem como foco a criança enquanto protagonista do processo pedagógico, nos diversos campos de experiências por meio de situações de brincar, investigar e criar, especialmente nas artes. Tal movimento qualifica o cotidiano da sala de aula, ressignificando as diferentes culturas de leitura e escrita, principalmente com a literatura antirracista. Além disso, fortalece as itinerâncias avaliativas e o planejamento de trabalho voltado às infâncias, garantindo um olhar atento, inovador e comprometido com o desenvolvimento integral das crianças”.
Para a secretária de Educação de Entre Rios, Ednalva Oliveira, o encontro entre os gestores dos 12 municípios que integram o Projeto Educação Continuada “foi muito assertivo, quando se pensa em educação, não só como números, porque atrás dos números estão as nossas redes. Esse encontro é justamente para potencializar os municípios por meio das experiências exitosas, as trocas e até aquelas experiências que não foram exitosas, mas que podem ser melhoradas para que se alcance os níveis de alfabetização e de aprendizagem”. Segundo Ednalva, a formação oferecida pelo Projeto Educação Continuada em Entre Rios tem “mudado, realmente, as vidas dos alunos, das famílias e dos professores”.
Fotos: Acervo Bracell