quarta, 10 de setembro de 2025
Euro Dólar

ESCOLAS MUNICIPAIS DE PERNAMBUÉS E CASTELO BRANCO RECEBEM NOVA BIBLIOTECA DO PROJETO CANTOS DE LEITURA

LUIZA SANTOS - 10/09/2025 10:57

Com apoio do Instituto Motiva, iniciativa na área de atuação do Metrô Bahia reforma espaços para estimular a leitura de mais de 600 estudantes da rede pública de Salvador

No mês de setembro, duas escolas municipais da capital baiana vão receber o projeto Cantos de Leitura, iniciativa que estimula a alfabetização de crianças e jovens a partir da reforma de espaços de leitura em escolas, cooperativas e comunidade. No dia 11 (quinta-feira), a partir das 10h, a Escola Municipal de Pernambués, em Pernambués, verá o resultado da nova biblioteca, que agora está mais equipada e lúdica, e no dia 12 (sexta-feira), também às 10h, chega a vez da Escola Municipal Conselheiro Luiz Rogério, em Castelo Branco, ambas no entorno do Metrô Bahia.

O projeto é uma realização da Rede Educare e conta com patrocínio do Instituto Motiva, na área de atuação do Metrô, via Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal. Além do acervo variado de 1.200 livros que contempla diferentes faixas etárias, o novo espaço de leitura oferece materiais pedagógicos, brinquedos educativos, jornais, revistas e periódicos. Ao todo, cerca de 616 estudantes, com idades entre 4 e 10 anos, matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, serão beneficiados pela iniciativa.

“Agradecemos imensamente pela revitalização da nossa biblioteca, um gesto que representa um verdadeiro investimento no futuro de nossas 300 crianças. Por meio do Projeto Cantos de Leitura, esse espaço foi transformado em um ambiente acolhedor e inspirador, que promove o acesso à leitura, estimula a imaginação e fortalece o aprendizado. Essa iniciativa é um presente valioso para nossa comunidade escolar e um passo essencial na construção de uma educação mais rica e significativa”, comemora a diretora Deise Oliveira, da Escola Municipal de Pernambués.

“O projeto irá incentivar o gosto pela leitura e ampliar o repertório cultural dos estudantes, além de proporcionar um espaço acolhedor, onde crianças e professores poderão explorar livros de forma prazerosa. Também vai favorecer o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, envolvendo toda a comunidade escolar e fortalecendo o vínculo entre escola, alunos e famílias”, comenta Andréa Vieira Martins Dorea, diretora da Escola Municipal Conselheiro Luiz Rogério.

O projeto tem como propósito ampliar o contato de crianças, jovens e suas comunidades com os livros e, consequentemente, com a leitura, incentivando a incorporação desse hábito como fonte de conhecimento e lazer. Para isso, busca estimular atividades lúdicas que tenham o livro como centro de referência, além de disponibilizar materiais que possibilitem experiências criativas de estímulo à leitura. Também prevê o acesso gratuito a espaços de leitura em instituições públicas culturais e de ensino, garantindo que estudantes em situação de vulnerabilidade social possam usufruir desse direito, fortalecendo o livro como ferramenta de inclusão, aprendizado e transformação.

“O Metrô Bahia tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento das comunidades do seu entorno e a educação é um pilar fundamental para este processo. Apoiar o Cantos de Leitura, junto com o Instituto Motiva, reforça o nosso propósito de melhorar a vida das pessoas através da mobilidade”, celebra Rodrigo Rainer, gerente de Comunicação do Metrô Bahia.

“Com foco na formação de novos leitores, o Cantos de Leitura acredita na abertura de perspectivas, na partilha de entendimentos e na socialização. Queremos estimular o contato de crianças, jovens e até adultos com a literatura, possibilitando o acesso gratuito da comunidade ao conhecimento”, explica Kátia Rocha, CEO da Rede Educare.

Foto: Divulgação Rede Educare

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.