O bitcoin operou em alta nesta quarta-feira, 10, após o alívio no índice de preços ao produtor (PPI) dos EUA reforçar expectativa pela iminente retomada do ciclo de cortes de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).
Por volta das 16 horas (de Brasília), o bitcoin operava em alta de 2,09%, a US$ 113.498,76, e o ethereum avançava 1,15%, a US$ 4.336,78, segundo cotações da Binance.
A soma da fraqueza do relatório de empregos, o payroll, de agosto, com a revisão para baixo de 911 mil vagas nos 12 meses até março deste ano reforçou as apostas de corte de juros pelo Fed já na reunião da semana que vem, apontam analistas da IG. A “fraqueza contínua” do mercado de trabalho consolidou as expectativas de afrouxamento monetário, movimento que tende a sustentar ativos de risco como as criptomoedas, acrescentam.
O Deutsche Bank avalia que as stablecoins – criptoativos lastreados em moedas tradicionais, como o dólar, e que mantêm paridade estável com esses ativos – estão emergindo como a resposta da administração dos EUA para preservar a hegemonia do dólar nos pagamentos globais. Segundo relatório do banco, trata-se de uma aposta em uma solução privada, e não em moedas digitais de bancos centrais, com potencial de ampliar o uso internacional do dólar. O avanço poderia ainda desafiar tanto os esforços da Europa em promover o euro como moeda global quanto a estratégia da China de internacionalizar o yuan.
Fonte: Estadão Conteúdo
Foto: Reprodução