A Maratona Salvador 2025 chega com novidades para os atletas: os desafios ‘Paletada da Zorra’ e ‘Barril Dobrado’, que consistem em dobradinhas de 5 km + 21 km e 10 km + 42 km, respectivamente. Quem se inscrever nessas provas vai correr tanto no sábado como no domingo, e receberá as camisas e medalhas de cada distância, além de uma camisa e uma medalha feitas especialmente para o desafio. Segundo a organização, a corrida de rua já tem 12 mil atletas inscritos, batendo um recorde do evento.
Os desafios são possíveis porque, para esta 7ª edição, a Maratona Salvador será dividida, pela primeira vez, em dois dias. As provas de 5 km e de 10 km vão acontecer no sábado, 20 de setembro, e as de 21 km (meia-maratona) e de 42 km (maratona) serão no domingo, dia 21.
De acordo com Douglas Cerqueira, diretor da MP3, responsável pela organização da corrida, a ideia de dividir a prova em dois dias deu-se pelo crescimento do número de inscritos e pela necessidade de dar aos atletas um maior conforto. Logo, surgiu a ideia de criar os desafios: “A partir daí, criamos essa possibilidade para que corressem nos dois dias, celebrando de uma maneira especial, e assim nasceram os desafios. Foram 500 vagas já esgotadas, 70% para a ‘Paletada da Zorra’ e 30% para o ‘Barril Dobrado'”, disse.
Cerqueira avalia que a maratona vem crescendo a cada ano, e hoje tornou-se uma das principais provas brasileiras. “Este ano, nos tornamos a sétima prova brasileira com o selo World Athletics e em breve teremos mais novidades, para que Salvador se consolide como uma das principais provas para o Brasil e o Mundo. Será uma grande festa do atletismo brasileiro, com os principais atletas de elite e os amadores de todo o Brasil e de várias cidades do Mundo”, afirmou.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, destacou que o evento tem se inovado ano a ano: “A Maratona de Salvador cresce a cada edição e, este ano, ganha um novo capítulo com os desafios ‘Paletada da Zorra’ e ‘Barril Dobrado’, que chegam para elevar ainda mais a experiência dos atletas. Pela primeira vez, teremos dois dias de prova, o que reforça nosso compromisso em consolidar Salvador como um dos principais destinos esportivos do país. A expectativa é enorme para esta edição, que vai reunir atletas de diversos lugares, celebrando o esporte, a saúde e a energia da nossa cidade”, comentou.
Presente no Calendário de Turismo Esportivo da cidade e com apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Saltur, a corrida chega à 7ª edição e deverá reunir mais de 12 mil competidores de todo o Brasil. O evento oferece provas de 5 km, 10 km, 21 km (meia-maratona), 42 km (maratona) e os desafios de 5 km + 21 km (Paletada da Zorra) e 10 km + 42 km (Barril Dobrado). Mais informações sobre inscrições, programação e regulamento podem ser encontradas nas redes sociais oficiais da competição (@maratonasalvador).
Foto: Lucas Moura / Secom PMS