Salvador está com uma programação especial para celebrar o Setembro Verde, campanha nacional de conscientização da inclusão social das pessoas com deficiência. Entre as atividades, haverá visita guiada a museus, oficinas e cursos. Essa foi a primeira vez que o Município preparou para essa população uma agenda integrada em diferentes pastas, como Cultura, Esporte e Emprego e Renda, entre outras.
A diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), Daiane Pina, explica que ainda há vagas para a visita guiada à Casa das Histórias de Salvador em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult). O evento será na terça-feira (9), às 9h30, e terá equipe de acessibilidade para acompanhar pessoas com deficiência visual, auditiva ou com mobilidade reduzida. Não é necessário agendamento.
“Salvador vem se consolidando, através do trabalho da Prefeitura, como uma cidade cada vez mais inclusiva. É isso que a gente quer, tornar a capital cada vez mais acessível e que ela seja não só para um grupo de pessoas, mas para todas as pessoas”, afirma.
A DPCD é vinculada à Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), pasta que também está oferecendo cursos de Libras, oficinas para criação de brinquedos acessíveis e formações profissionalizantes.
As iniciativas contam com a parceria de outras secretarias municipais, a exemplo da Secult (Cultura e Turismo); Semdec (Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda) e SPMJ (Políticas para Mulheres, Infância e Juventude). A programação também tem o apoio de empresas privadas, como Ferreira Costa e Faculdade Anhanguera, e de entidades como a Central Única das Favelas (Cufa) e Associação dos Artesãos da Bahia (Adaba).
Confira a programação completa:
08/09 – Visita guiada à Casa das Histórias de Salvador em parceria com a Secult
09/09 – Visita guiada na Cidade da Música com as mães atípicas da Associação de Mães, Amigos e Pais Extraordinários (Amape), em parceria com a Secult
10/09 – Abertura do Curso de Libras com a Arquidiocese de Salvador
10/09 – ECA vai à Escola, parceria com a SPMJ e Diretoria da Infância e Juventude, na Associação Baiana de Equoterapia (Abae)
11/09 – Oficina de Construção de Brinquedos Acessíveis na Associação de Microcefalia e Acolhimento com Empatia (Amae)
Foto: Lucas Moura / Secom PMS