segunda, 08 de setembro de 2025
Euro Dólar

OCUPAÇÃO HOTELEIRA DE SALVADOR EM AGOSTO É DE 68% COM EVENTOS E CONGRESSOS IMPULSIONANDO SETOR; VEJA NÚMEROS

João Paulo - 08/09/2025 17:00 - Atualizado 08/09/2025

A diversidade de eventos e congressos ocorridos na capital baiana durante o mês de agosto contribuiu significativamente para a ocupação média de 68,49%, superior à observada nos meses anteriores, e um pouco acima da ocupação de agosto de 2024 (65,09%). Nos dias de semana a ocupação (72,28%) superou a dos finais de semana (60,55%), ocorrendo picos de ocupação acima de 80% em dias de grandes congressos, favorecendo o desempenho de hotéis próximos aos centros de convenções.

Outro fator que vem contribuindo para esse desempenho é a retomada de voos internacionais, trazendo turistas estrangeiros que, embora representem ainda apenas 6,7% do total de passageiros desembarcados no aeroporto de Salvador, possuem um gasto médio diário mais alto e costumam se hospedar em hotéis. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, entre janeiro e julho de 2025 o aeroporto soteropolitano recebeu 151 mil visitantes desembarcados de voos internacionais, 36,2% acima do verificado no mesmo período de 2024 (111 mil).

O número total de passageiros embarcados e desembarcados nos primeiros sete meses deste ano no aeroporto da capital baiana também cresceu 5,1% em relação ao mesmo período de 2024, atingindo os 4,5 milhões de passageiros, representando o segundo maior portão de embarque e desembarque da região Nordeste, sendo superado apenas por Recife (5,6 milhões).

A diária média dos hotéis foi de R$ 655,66 em agosto, atingindo valores maiores em dias de grandes congressos. Se desconsiderarmos os hotéis de luxo, essa média seria de R$ 528,27.

“Vimos acompanhando com entusiasmo os esforços dos setores público e privado no sentido da atração de voos internacionais e domésticos, e os primeiros resultados já se podem sentir. Distante cerca de 2.000 km dos principais polos emissores de turistas, a Bahia depende fundamentalmente desses voos, para  transformar o sonho de conhecer a Bahia, já apontado em diversas pesquisas e estudos de mercado, em realidade”, afirma Wilson Spagnol, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seção Bahia – ABIH-BA.

Os dados apresentados sobre o desempenho hoteleiro de Salvador são resultado da Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH-BA e ABIH Brasil. O levantamento digital é diariamente alimentado pelos hotéis ao Portal Cesta Competitiva, fornecendo uma média que avalia a evolução da atividade de hospedagem na capital baiana.

Imagem de Rodrigo Salomón Cañas por Pixabay

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.