Parlamentares municipais, dentre eles o presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB), assistiram o desfile do 7 de Setembro em um espaço reservado para as autoridades civis e militares, no Campo Grande. No início do evento, o governador Jerônimo Rodrigues realizou o hasteamento da bandeira do Brasil; o comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão André Luiz Aguiar Ribeiro, realizou o hasteamento da bandeira do Estado da Bahia, e o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o hasteamento da bandeira do município de Salvador.
Segundo Carlos Muniz, “a independência se constrói diariamente, na luta por um país mais justo, livre e soberano. Portanto, a independência não ficou no passado. Com coragem, devemos defender, cotidianamente, nossa pátria amada e nosso povo”. Neste ano, a coordenação geral do evento foi da Marinha do Brasil e reuniu cerca de dois mil militares, além de viaturas e diversas instituições. Dentre elas, a Polícia Militar do Estado da Bahia. Segundo o comandante da PM/Ba, Coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, “neste momento contamos com um efetivo de 1.100 policiais militares atuando no entorno do desfile e em toda Salvador”.
Já o prefeito da cidade, Bruno Reis, ressaltou que o 7 de setembro é uma das maiores datas comemorativas da história do Brasil. “Também é um dos marcos tradicionais da luta do povo brasileiro. E a independência, que ocorreu há mais de duzentos anos, também permitiu que hoje o Brasil seja um país democrático, assim como uma das principais economias do mundo”, afirmou o gestor municipal.
E o secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner Filho, destacou a participação das forças de segurança. “É um desfile muito bonito, com a colaboração das forças militares e colégios. E também há todo um aparato montado para garantir a estrutura para as famílias que vêm assistir o desfile do 7 de Setembro”, frisou.
O líder do Governo na Câmara Municipal de Salvador, vereador Kiki Bispo (União), também prestigiou a solenidade cívico-militar. Assim como os vereadores Marcelo Guimarães Neto (União), Omarzinho Gordilho (PDT), Fábio Souza (PRD) e Maurício Trindade (PP). O tradicional desfile da Independência do Brasil ocorreu entre o Campo Grande e a Praça Castro Alves.
Crédito das fotos- Reginaldo Ipê