O presidente da República, Luiz Inácio da Silva, fez questão de parabenizar o projeto da Acelen Agripark, a partir da produção do plantio da macaúba, que é destinada à produção de biocombustíveis altamente estratégica para o futuro da energia verde. A primeira fazenda-modelo Acelen Agripark de transição energética do Brasil será implantada na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Em suas redes sociais, o presidente Lula postou um vídeo em que conversa com funcionários da empresa, destacando a iniciativa como extremamente positiva para a proteção do meio ambiente.
A fazenda-modelo Acelen Agripark, inaugurada na cidade de Cachoeira, vai gerar mais de 200 empregos e impulsionar a economia do Recôncavo Baiano. Ao mesmo tempo em que promoverá postos de trabalho, geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico para toda a região, a Acelen Agripark põe em prática uma iniciativa que ganha cada vez mais relevância, a proteção do meio ambiente com o plantio da planta como matéria-prima para a produção de biocombustíveis.
Os investimentos da fazenda-modelo somam um total de R$ 12 bilhões em parceria entre o Governo do Estado e a empresa Acelen Renováveis. O projeto utilizará, inicialmente, uma área de 200 hectares, de um total de 1.500 a serem cultivados na região e que receberão mais de 800 mil mudas. A previsão é que em 2030 seja iniciada a produção de combustíveis utilizando óleo de macaúba.
A criação da fazenda-modelo é um passo muito importante para o futuro da energia verde, e o projeto contempla uma necessidade mundial por iniciativas para a descarbonização da área de mobilidade, uma das grandes responsáveis pela poluição em todo o mundo. Dessa forma, a Acelen está em sintonia com o lançamento da Política e Programa de Transição Energética do Estado (Protener), possibilitando à Bahia ser um grande destaque internacional na busca pela preservação do meio ambiente.
O projeto da Acelen contempla ainda a primeira planta de biorrefino, que será instalada na propriedade da Refinaria de Mataripe, assegurando, dessa forma, a proximidade com as áreas de cultivo em Cachoeira e a extração do óleo de macaúba, no município de São Francisco do Conde, também localizado no Recôncavo Baiano.
Foto: Reprodução