Neste domingo (7), às 18h30, o palco do Teatro Molière, na Aliança Francesa, em Salvador, será tomado pela força e emoção do flamenco com o espetáculo “Ellas en Lorca”, apresentado pela Companhia Rosaflamenca, com apoio do Instituto Cervantes. A entrada é gratuita. O espetáculo segue para Recife após sua estreia na capital baiana.
A montagem propõe um mergulho na alma feminina das obras de Federico García Lorca (1898–1936), um dos mais influentes dramaturgos e poetas espanhóis do século XX. A partir de oito estruturas coreográfico-musicais, o espetáculo constrói um diálogo entre dança, música e poesia, com base em obras como Mariana Pineda, La Monja Gitana, La Zapatera Prodigiosa, Yerma, Doña Rosita la Soltera e La Casa de Bernarda Alba.
As coreografias são entrelaçadas com intervenções poéticas do próprio Lorca — aqui interpretado por Lucas de Matos —, que interage em cena com suas personagens femininas, revelando as múltiplas camadas de sensibilidade, opressão, força e desejo presentes em sua obra. A proposta é evidenciar o olhar do poeta sobre o universo feminino, por meio das linguagens do flamenco.
A direção artística, coreografia e dança são assinadas por Rosa Jiménez, bailarina e maestra espanhola com trajetória internacional e sólida atuação no Brasil desde 2011. A direção musical e guitarra flamenca é de Eduardo Bertussi, músico com vasta experiência em flamenco. Completam o elenco Marcyo Bonefón (cante flamenco), João Paulo Drumond (percussão flamenca) e Rodrigo Sestrem (sopros).
Sobre a Companhia Rosaflamenca
A Companhia Rosaflamenca é formada por artistas brasileiros de diferentes regiões do país, unidos pela paixão e excelência na arte flamenca. Entre seus integrantes estão músicos, poetas e intérpretes que, além da performance, também têm relevante atuação na formação artística e na cena cultural contemporânea.
Sobre o Instituto Cervantes
O Instituto Cervantes é uma instituição criada pelo Governo da Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes ao redor do mundo. Está presente nos cinco continentes com cerca de 90 centros, e a sede localizada em Salvador forma parte desta importante aposta da instituição para o ensino do espanhol no Brasil, país que atualmente possui o maior número de centros da rede.
SERVIÇO:
O quê: Companhia Rosaflamenca apresenta “Ellas en Lorca”
Quando Domingo, 7 de setembro
Horário: 18h30
Onde: Teatro Molière (Aliança Francesa – Salvador)
Quanto: Entrada gratuita
Foto divulgação