No último domingo (31), o Ilê Aiyê foi uma das principais atrações do palco do maior festival de música ao ar livre gratuito de Nova York, o SummerStage Central Park, encantando um público de 5 mil pessoas com um espetáculo de muita dança, percussão e samba-afro. O show marcou a primeira parada da turnê do Mais Belo dos Belos nos Estados Unidos, que ainda vai passar por Williamsburg (Virgínia), Washington (D.C.), Miami (Flórida) e Salisbury (Maryland), até o dia 10 de setembro.
Com participação especial da cantora e compositora Amanda Maria, o Ilê Aiyê dividiu a programação com artistas como Iza e Evandro Fióti. As apresentações foram escolhidas para abrir a 18ª edição do Inffinito Brazilian Film Festival of New York, um dos mais tradicionais festivais de cinema brasileiro realizados fora do país. A junção de música e cinema reforça o objetivo do festival de promover a arte e dar visibilidade à produção cultural brasileira no exterior. Tudo isso acontece no maior palco multicultural de Nova York, que celebra a diversidade e a força das expressões artísticas do mundo inteiro.
Ilê sem fronteiras – O axé do Ilê Aiyê atravessou oceanos e tomou conta de Nova York em uma apresentação que, para além de um show, foi uma celebração da cultura afro-brasileira. A força do canto, a beleza da dança afro e a batida da percussão conduziram o público a uma experiência marcada pela memória e pela resistência do povo negro, reafirmando sua luta contra o racismo no Brasil e no mundo.
Antes de o Ilê Aiyê desfilar pela primeira vez nas ruas do carnaval de Salvador, em 1975, o povo negro escondia sua beleza e sua identidade para se encaixar em padrões impostos pela sociedade. O surgimento do bloco marcou uma virada histórica, reafirmando o orgulho negro e abrindo caminhos para a valorização da cultura afro-brasileira. Desde então, o Ilê Aiyê se tornou um símbolo de resistência e inspiração, propagando sua mensagem de empoderamento e ancestralidade para além das fronteiras do Brasil.
A potência da trajetória do Ilê Aiyê invade o palco e o coração do público com elementos cênicos e passos de dança que, embalados pelo samba-afro, transformam o espetáculo em uma explosão de cores e movimentos. A história de resistência do bloco é revisitada pela plateia, que é convidada a dançar e cantar, ao mesmo tempo em que entra em contato com a performance estética e ancestral de um dos ícones mais emblemáticos da luta racial mundial.
A Turnê Internacional do Ilê Aiyê 2025 é uma realização da Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê e Ministério da Cultura, em parceria com a Caderno 2 Produções, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do Edital Mobilidade Cultural, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda, e Secretaria de Turismo, e patrocínio da Neoenergia Coelba e Grupo Belov, mantenedores do Plano Anual do Ilê Aiyê, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
SERVIÇO – Turnê Ilê Aiyê nos EUA 2025
O quê: Turnê do Ilê Aiyê nos Estados Unidos, com shows e workshops de percussão e dança afro-brasileira
Quando: De 31 de agosto a 10 de setembro de 2025
Onde: Cinco cidades norte-americanas
Programação completa:
31/08 – Nova York (NY): Show no SummerStage Central Park
01/09 – Williamsburg (VA): Workshops de percussão e dança
02/09 – Williamsburg (VA): Show no Glenn Close Theatre
03 e 04/09 – Washington, D.C.: Oficinas na Howard University
05/09 – Washington, D.C.: Show no Howard Cramton Auditorium
06/09 – Miami (FL): Show no Miami Beach Bandshell
09/09 – Salisbury (MD): Workshop na Salisbury University
10/09 – Salisbury (MD): Show na Salisbury University
Mais informações: @blocoileaiye
(Foto: Sandro Teles/Produção)