O governo federal publicou nesta quinta-feira (4) um novo edital para a expansão da Fiol 2 (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), com investimento estimado em R$ 507,1 milhões. O projeto prevê a construção de um trecho de 35,75 quilômetros entre os municípios de Guanambi e Caetité, na Bahia, além da elaboração dos projetos de engenharia necessários para a execução das obras.
Segundo o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, o aporte é estratégico para viabilizar o leilão da ferrovia previsto para 2026. “A integração de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, até o Porto de Ilhéus, na Bahia, dará condições de ligação em direção a Chancay, no Peru, formando um Corredor Bioceânico no país”, ressaltou.
A Infra S.A. fez a revisão do traçado, que inicialmente projetava margear a barragem de Ceraíma, responsável pelo abastecimento de municípios da região. A alteração buscou garantir maior segurança à população local e menor impacto ambiental. “O novo percurso garante o equilíbrio ambiental e uma ferrovia mais sustentável. Isso mitiga os riscos para a população local”, afirmou o diretor-presidente da estatal, Jorge Bastos.
As empresas interessadas deverão apresentar propostas exclusivamente pela plataforma Licitações-e, do Banco do Brasil, observando o critério de menor preço. O edital e demais documentos estão disponíveis neste link.
Fonte: AgenciaInfra