Principal pauta do movimento municipalista neste ano, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 66/2023, aprovada pela Câmara dos Deputados no mês de julho, foi também aprovada nesta terça-feira (2) em segundo turno pelo Senado Federal, e agora será promulgada, em ato previsto para a próxima terça-feira (9), passando a integrar a Constituição Federal. “Esse dispositivo garante mais equilíbrio financeiro às prefeituras, que terão mais condições de investir em áreas fundamentais como Saúde, Educação e Infraestrutura”, comemorou o deputado municipalista Hassan (PP).
Definindo que “hoje é dia de grande alegria para o movimento municipalista”, ele explicou que a PEC aprovada estabelece o reparcelamento das dívidas previdenciárias em até 300 meses (25 anos), com limite de comprometimento de 1% da Receita Corrente Líquida, além de mudanças no regime de pagamento de precatórios e outras medidas que juntas podem representar alívio fiscal estimado em R$ 50,8 bilhões aos municípios baianos e evitar os constantes bloqueios de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para quitação dessas dívidas”.
O legislador apontou que “essa conquista histórica é resultado de uma mobilização intensa de todos que lutam e acreditam na força do municipalismo, da ação da UPB, que liderou essa pauta, e o engajamento das prefeitas e prefeitos baianos que se uniram na defesa dos nossos municípios”. Hassan, que em maio deste ano participou na capital federal da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, defendendo a aprovação desta emenda, frisou que “essa vitória é do povo da Bahia, que representamos com muito orgulho na Assembleia Legislativa.
O deputado lembrou que “nossa ida a Brasília teve como objetivo principal sensibilizar os deputados federais e os senadores para que acelerassem a tramitação desta PEC, visando assegurar a saúde financeira e sustentabilidade dos municípios baianos e brasileiros”. E finalizou destacando “nosso agradecimento especial ao senador Ângelo Coronel, atuou firmemente para aprovação desta importante PEC”.
Foto – Euro Amâncio