Líderes globais da XCMG, maior fabricante de máquinas pesadas do mundo e líder global em diversos produtos do segmento – estarão no Brasil no dia 16 de setembro, às 17 horas, no Um Rooftop, em São Paulo, para participar do Brasil Produtivo, em São Paulo. O encontro, organizado pelo Grupo Extra Máquinas presente nos estados de Mato Grosso, Pará, Goiás e São Paulo, reunirá autoridades, empresários e representantes da cadeia produtiva para debater inovação, investimentos e o papel estratégico do Brasil no mercado global de máquinas pesadas.
Estão confirmados Yang Dongsheng, CEO & Chairman da companhia, que responde por todas as empresas do grupo, Li Hanguang, presidente da XCMG no Brasil e América do Sul, e Tian Dong, vice-general manager para a região. A presença das principais lideranças do grupo reforça o compromisso da XCMG com o país e com a América do Sul, onde a companhia tem ampliado sua atuação por meio de investimentos em tecnologia, sustentabilidade e expansão de negócios.
A programação prevê painéis temáticos, encontros de negócios e a apresentação de soluções que refletem a estratégia global da XCMG, voltada à produtividade, eficiência energética e inovação. A iniciativa busca aproximar diferentes segmentos da indústria, estimulando parcerias e fortalecendo o ambiente de negócios no Brasil.
Para Pérsio Briante, CEO do Grupo Extra Máquinas, maior representante da XCMG na América Latina, a realização do Brasil Produtivo XCMG é mais do que um encontro empresarial, mas um evento histórico.
“Não é apenas um encontro corporativo: é um marco para o fortalecimento da relação entre dois gigantes econômicos – Brasil e China – e uma oportunidade de abrir novos caminhos para investimentos, tecnologia e inovação. Cada participante tem um papel essencial nessa cadeia produtiva. O desenvolvimento do setor depende da atuação integrada de produtores, construtores, mineradores, operadores logísticos e fabricantes de máquinas. Esse é o espírito do Brasil Produtivo XCMG”, afirma.
A importância da atuação da multinacional no Brasil também é destacada por Amanda Machado, diretora de Novos Negócios da XCMG. Segundo ela, os avanços da companhia no país se refletem em geração de empregos, expansão de mercado e compromisso com a inovação.
“Ao longo de mais de uma década de presença no Brasil, conquistamos avanços expressivos, ampliamos nossa rede de concessionárias, consolidamos filiais estratégicas e fortalecemos nosso pós-venda. Em 2021, alcançamos crescimento de 210% em relação ao ano anterior e faturamento de R$ 1 bilhão, números que mostram a confiança do mercado no nosso trabalho. Hoje, temos foco em setores estratégicos como mineração, construção e guindastes, sempre com inovação e sustentabilidade como pilares”, destaca.
O Brasil Produtivo XCMG terá três pilares principais: a apresentação institucional da empresa com foco em investimentos e planos de crescimento na América Latina; a exposição da Linha XCMG 2026, com soluções em máquinas pesadas para construção, mineração, agronegócio e logística; e um coquetel de networking reunindo autoridades, empresários, clientes, fornecedores e entidades de classe. O encontro busca estimular relações comerciais e institucionais, atrair novos investimentos e consolidar o papel do Brasil como protagonista econômico e tecnológico no setor.
Com mais de 80 anos de história, a XCMG é líder absoluta no mercado chinês, ocupa a terceira posição mundial no ranking de fabricantes de equipamentos de construção, está presente em 190 países e conta com cerca de 30 mil colaboradores.
Trajetória da XCMG
Fundada em 1943 na cidade de Xuzhou, província de Jiangsu, a XCMG surgiu como uma pequena fábrica de reparo de equipamentos mecânicos ligados à indústria militar chinesa. Em 1989, foi reorganizada oficialmente como XCMG Group, unificando diversas fábricas da região. Nas décadas seguintes, consolidou-se como líder nacional em máquinas pesadas e, a partir de 2008, acelerou sua internacionalização com centros de pesquisa e desenvolvimento na Alemanha, Estados Unidos e Brasil.
Em 2012, inaugurou um dos maiores parques industriais da China, com mais de 2 milhões de m², e em 2016 entrou no ranking das dez maiores fabricantes de equipamentos do mundo. Em 2024, alcançou a quarta posição global no setor de máquinas de construção, segundo a Yellow Table do KHL Group, e em 2023 passou a integrar a lista Fortune Global 500. Hoje, é líder no mercado chinês há 34 anos consecutivos, possui o maior portfólio de equipamentos pesados do mundo e é referência em soluções para construção, mineração, elevação, pavimentação e logística.
No Brasil desde 2011, a XCMG se destaca pela expansão da rede de concessionárias, pelo investimento em tecnologia de ponta e pelo fortalecimento da atuação em segmentos estratégicos como a mineração, onde aposta em equipamentos elétricos, híbridos e conectados, alinhados à agenda global de descarbonização.
O Grupo Extra Máquinas tem unidades nos seguintes estados:
Mato Grosso
Cuiabá, Sinop, Nova Mutum, Primavera do Leste, Rondonópolis e Água Boa
Pará
Benevides, Marabá, Redenção, Parauapebas e Santarém
Goiás
Goiânia e Rio Verde
São Paulo
São Paulo, Sumaré e Guarulhos