Enfatizando a importância do trabalho do repórter fotográfico, que com habilidade e sensibilidade captura a essência dos fatos, realizando registros que geram conhecimento, reflexão e contam histórias, o deputado municipalista Hassan (PP) protocolou, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), moção de congratulação pelo Dia do Repórter Fotográfico, comemorado neste 2 de setembro. “Através dos repórteres fotográficos da Ascom/Alba comprimento esses profissionais que realizam a missão de transmitir o registro fiel de fatos históricos, políticos, sociais, esportivos e culturais”, frisou o parlamentar.
O legislador parabenizou os repórteres fotográficos da Ascom/Alba, Paulo Cezar Rodrigues de Almeida, Paulo Mocofaya, Carlos Amilton Oliveira de Novaes, Neuza Menezes, Juliana Andrade, Vanner Casaes e Sandra Travassos, bem como os profissionais dos órgãos de imprensa, que cobrem diariamente as atividades parlamentares da Assembleia Legislativa da Bahia, e também os que trabalham nos gabinetes, assessorando os colegas deputados.
Ao justificar sua iniciativa, o legislador destacou a relevância do trabalho dos repórteres fotográficos que cobrem as atividades parlamentares na Alba, as sessões plenárias, audiências públicas e comissões temáticas. “Eles transmitem à sociedade as decisões e assuntos que afetam a vida da população, permitindo registrar a atuação dos parlamentares na defesa de suas proposições”.
O deputado pontuou que a historiografia da imprensa revela que nos primeiros séculos da imprensa, os acontecimentos eram narrados apenas com as palavras do repórter, mas no ano de 1880 o jornal Daily Herald, de Nova York, estampou a primeira foto em um jornal. Desde então a fotografia passou a ter grande importância nas matérias jornalísticas. O deputado entende que esse profissional tem grande importância para o registro histórico e para a narrativa jornalística através de imagens.
“Muitas vezes a fotografia fala mais, revela mais que um texto. Uma foto bem elaborada que captura o momento exato de uma ação importante é algo sensacional”, avalia Hassan, considerando o repórter fotográfico uma testemunha da história. Ele elogia a atenção e sensibilidade desse profissional, porque “nessa atividade cada momento é único. Não se repete, seja a expressão no rosto de um político, a emoção de uma conquista, uma largada de corrida, um golaço ou um aperto de mão para selar um acordo”.
Citando artigo publicado pela repórter fotográfica Margarida Neide, referência na Bahia quando se fala em fotojornalismo, o parlamentar pontua que “a lente é uma extensão do profissional, que tem a missão de contar com imagens fatos que palavras não conseguem descrever. E faz isso com responsabilidade, imparcialidade, ética e respeito”.
Para o deputado, “comemorar o Dia do Repórter Fotográfico é uma maneira de valorizar o trabalho desse profissional que, muitas vezes, atua em situações adversas, mas com a missão de documentar a verdade e proporcionar ao público uma visão clara e emocional dos eventos ao redor do mundo”.
Foto – Euro Amâncio