quarta, 03 de setembro de 2025
Euro Dólar

CHUVAS, VENTOS FORTES E ALERTA AMARELO: SAIBA COMO FICA O CLIMA NA CAPITAL BAIANA ATÉ DOMINGO

VICTOR OLIVEIRA - 03/09/2025 16:14
As estações monitoradas pelo Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec) registraram

Capital baiana terá clima instável ao longo da semana de setembro, segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tudo indica que, até o próximo domingo (7), a capital baiana deve registrar chuvas frequentes, ventos intensos e temperaturas mais amenas.

De acordo com os órgãos, a instabilidade será provocada pela atuação de cavados atmosféricos associada a ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, favorecendo a formação de nuvens de tempestade sobre a cidade

  • Quinta-feira (4) e sexta-feira (5): A chuva continua, mas de baixa intensidade, com cinco a seis milímetros previstos para cada dia. As precipitações devem ocorrer principalmente na madrugada, no início da manhã e à noite. O tempo será parcialmente nublado, com ventos entre 27 e 29 km/h e temperaturas variando de 19 °C a 27 °C.
  • Sábado (6) e domingo (7): O final de semana terá chuvas leves, com acumulados de até 3 milímetros. O céu ficará parcialmente nublado, as temperaturas vão oscilar entre 20 °C e 29 °C, e os ventos devem alcançar 23 km/h. A umidade relativa do ar ficará em torno de 71%.

O Inmet alerta que, na noite de sexta e madrugada de sábado, há risco de raios e trovões, mesmo com baixo acumulado de chuva. A Codesal recomenda desligar equipamentos elétricos da tomada durante tempestades elétricas.

Alerta amarelo do Inmet

O Inmet emitiu alertas amarelos de chuvas intensas para Salvador e outras 28 cidades da Bahia, incluindo a Região Metropolitana (RMS), Sul e Centro-oeste do Estado. O aviso prevê precipitações de 20 a 30 milímetros por hora, mas ainda há expectativa de que a intensidade ultrapasse os 50 milímetros, mas com baixo risco de alagamentos e deslizamentos.

Cidades em alerta:

  1. Aratuípe
  2. Cachoeira
  3. Cairu
  4. Camaçari
  5. Candeias
  6. Dias d’Ávila
  7. Igrapiúna
  8. Itaparica
  9. Ituberá
  10. Jaguaripe
  11. Laje
  12. Lauro de Freitas
  13. Madre de Deus
  14. Maragogipe
  15. Mata de São João
  16. Muniz Ferreira
  17. Nazaré
  18. Nilo Peçanha
  19. Salinas da Margarida
  20. Salvador
  21. Santo Amaro
  22. São Felipe
  23. São Francisco do Conde
  24. São Sebastião do Passé
  25. Saubara
  26. Simões Filho
  27. Taperoá
  28. Valença
  29. Vera Cruz

Orientações para população

Diante do cenário de instabilidade climática, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) alerta para a necessidade de acompanhar diariamente as previsões do tempo. O órgão recomenda ainda evitar deslocamentos durante períodos de chuva intensa e manter vigilância redobrada em locais vulneráveis, como encostas, ruas com histórico de alagamento e áreas com árvores próximas a residências.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.