Capital baiana terá clima instável ao longo da semana de setembro, segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tudo indica que, até o próximo domingo (7), a capital baiana deve registrar chuvas frequentes, ventos intensos e temperaturas mais amenas.
De acordo com os órgãos, a instabilidade será provocada pela atuação de cavados atmosféricos associada a ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, favorecendo a formação de nuvens de tempestade sobre a cidade
O Inmet alerta que, na noite de sexta e madrugada de sábado, há risco de raios e trovões, mesmo com baixo acumulado de chuva. A Codesal recomenda desligar equipamentos elétricos da tomada durante tempestades elétricas.
Alerta amarelo do Inmet
O Inmet emitiu alertas amarelos de chuvas intensas para Salvador e outras 28 cidades da Bahia, incluindo a Região Metropolitana (RMS), Sul e Centro-oeste do Estado. O aviso prevê precipitações de 20 a 30 milímetros por hora, mas ainda há expectativa de que a intensidade ultrapasse os 50 milímetros, mas com baixo risco de alagamentos e deslizamentos.
Cidades em alerta:
Orientações para população
Diante do cenário de instabilidade climática, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) alerta para a necessidade de acompanhar diariamente as previsões do tempo. O órgão recomenda ainda evitar deslocamentos durante períodos de chuva intensa e manter vigilância redobrada em locais vulneráveis, como encostas, ruas com histórico de alagamento e áreas com árvores próximas a residências.
Foto: Reprodução