terça, 02 de setembro de 2025
Euro Dólar

SALVADOR RECEBE SIMPÓSIO COM CIRURGIAS ROBÓTICAS AO VIVO

João Paulo - 02/09/2025 11:17

Estão abertas as inscrições para o VII Simpósio de Uro-Oncologia da Bahia, que será realizado nos dias 3 e 4 de outubro, no Wish Hotel da Bahia, em Salvador. O encontro, que já se consolidou como um evento de peso no calendário científico local e é voltado para urologistas, oncologistas, rádio-oncologistas, radiologistas, médicos nucleares, patologistas, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, enfermeiros, instrumentadores cirúrgicos, técnicos de enfermagem e estudantes dessas áreas. ( traz uma inovação: quatro cirurgias robóticas transmitidas ao vivo.)

Organizado pelo Grupo de Uro-Oncologia da Bahia (GRUOBA), o simpósio inclui discussões sobre cirurgias robóticas editadas, módulos dedicados ao câncer de próstata, câncer renal e câncer de bexiga. Além disso, aborda a jornada do paciente desde o diagnóstico até o tratamento e temas como a oncogenética. Cirurgias com transmissão ao vivo, simpósios satélites com inovações na área oncológica e estúdio para entrevistas e debates são algumas das novidades presentes no evento. A comissão organizadora é formada pelos urologistas Augusto Modesto, Breno Dauster e Thiago Martins.

Para o urologista Breno Dauster, a realização do simpósio representa um marco para a medicina na Bahia: “Este encontro é fundamental para fortalecer a troca de conhecimento e aproximar profissionais de diferentes áreas em torno da uro-oncologia. Trata-se de uma oportunidade única de atualização, aprendizado e integração em benefício dos pacientes”, afirmou. Além disso, “a realização de cirurgias robóticas ao vivo permite ao participante assistir diferentes abordagens operatórias e tirar dúvidas em tempo real sobre procedimentos complexos com o expert”, completou o especialista.

Já o também organizador Thiago Martins destacou a relevância da atualização contínua diante das inovações na área: “A uro-oncologia vive um momento de avanços científicos e tecnológicos muito rápidos, sobretudo com a robótica e a oncogenética. Estar atualizado deixou de ser apenas uma escolha e passou a ser uma necessidade para oferecer o melhor cuidado aos nossos pacientes”, ressaltou o urologista.

Números – A uro-oncologia tem papel decisivo na promoção da saúde da próstata, bexiga e rins, especialmente no diagnóstico precoce e no tratamento eficaz de tumores. De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens brasileiros, com estimativa de 71.730 novos casos anuais no triênio 2023-2025, o que representa cerca de 30% de todos os tumores masculinos, excluídos os de pele não melanoma. O câncer de bexiga também merece destaque, com 11.370 novos diagnósticos por ano no mesmo período, enquanto o câncer de rim apresenta uma taxa de incidência estimada entre sete e dez casos para cada 100 mil habitantes ao ano no país.

No que se refere à mortalidade, o cenário preocupa. O câncer de próstata foi responsável por aproximadamente 17 mil óbitos em 2023, o equivalente a 47 mortes por dia no Brasil. Já o câncer de bexiga provocou mais de 19 mil mortes entre 2019 e 2022, segundo dados oficiais. O câncer renal, por sua vez, apresenta uma das mais altas taxas de letalidade entre os tumores urológicos, com estudos apontando que cerca de 40% dos pacientes não sobrevivem à doença.

Segundo o urologista Augusto Modesto, “os números reforçam a necessidade de uma abordagem multidisciplinar integrada e qualificada, que envolve desde o diagnóstico por imagem e a cirurgia robótica até o acompanhamento nutricional, psicológico e fisioterapêutico, garantindo não apenas melhores resultados terapêuticos, mas também mais qualidade de vida aos pacientes”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.