terça, 02 de setembro de 2025
Euro Dólar

PT MARCA PRESENÇA NA ENTREGA DA DEFESA DO VEREADOR HAMILTON ASSIS

João Paulo - 02/09/2025 11:20

Lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) participaram nesta segunda-feira (01/09) do ato realizado para protocolar a defesa do vereador Hamilton Assis (PSOL) contra a cassação do seu mandato na Câmara Municipal de Salvador (CMS). Estiveram presentes representantes de partidos de esquerda – PSOL, PT, PSB, PCdoB e PV – além de dirigentes de movimentos sociais e sindicais. A representação que originou o processo de cassação aponta uma suposta quebra de decoro parlamentar pelo envolvimento de Hamilton Assis na greve dos professores, que resultou na invasão do Centro Cultural da Câmara, em 22 de maio. O vereador reiterou que as acusações são infundadas e declarou que o processo não tem materialidade.

“Sabemos que nunca foi fácil ficar nesse lugar. As elites ainda não aprenderam a conviver com as diferenças, principalmente quando os subalternizados tomam pra si o protagonismo em fazer enfrentamento político nos espaços de poder. Não estão acostumados a nos verem em posição ativa, em lugar de destaque e andando de cabeça erguida, mas sabemos que só nós podemos construir uma perspectiva solidária, uma sociedade onde todos possam viver em paz com os mesmos direitos, porque sabemos de onde viemos e o valor disso”, destacou o vereador Hamilton Assis.

A abertura do processo de cassação do mandato de Hamilton Assis tem gerado manifestações de apoio de diferentes setores políticos e sociais da capital, resultando na construção de uma frente unitária de oposição na cidade, em defesa dos mandatos eleitos. Entre os nomes citados em outros episódios de ataques recentes estão a vereadora Eliete Paraguassu e o servidor e ativista Kleber Rosa.

“Em defesa da democracia e dos mandatos populares da Câmara de Salvador, nós temos convicção de que a extrema direita, articulada no mundo inteiro, não tem nenhum compromisso com o povo. Se eles puderem, vão agir para que a gente se torne cada vez mais invisível; e é por isso que o PT está aqui hoje, pra dizer que não seremos invisíveis, nos colocaremos em luta. O mandato do companheiro Hamilton é fundamental para a construção política de Salvador. Como inventam um processo de cassação por um vereador que estava fazendo o que todos deveriam fazer? defender o povo da cidade e uma educação de qualidade“, declarou Tássio Brito, presidente do PT Bahia.

“Hoje vários partidos políticos de esquerda se reúnem com o professor Hamilton para protocolar, junto com ele, a defesa com relação ao seu mandato e ao povo do Estado da Bahia. É um dia de luta, de resistência e nós, da esquerda baiana, estamos juntos pra dizer: Hamilton fica!”, complementou a presidente do diretório municipal do PT em Salvador, Ana Carolina.

“É super importante todos os partidos de esquerda, movimentos sociais e lideranças comunitárias estarem reunidos em defesa de um mandato que foi eleito pelo voto direto do povo e que está na Câmara Municipal de Salvador em defesa das pautas do funcionalismo público e dos trabalhadores. Os vereadores que cumprem o seu papel de serviçais do prefeito Bruno Reis estão tentando cassar o nosso mandato, por isso, estamos aqui com uma aliança dos partidos de esquerda e movimentos sociais para dizer não”, reforçou Ronaldo Mansur, presidente do PSOL Bahia.

Além das lideranças partidárias, representantes de movimentos sociais reforçaram a importância de uma unidade da esquerda em Salvador. Para eles, os ataques não se limitam a indivíduos, mas atingem toda a luta popular e precisam ser enfrentados de forma coletiva, com mobilização nas ruas. Por isso, a pauta em defesa da democracia irá continuar no ato do dia 7 de setembro, no Grito dos Excluídos e Excluídas – manifestação popular realizada anualmente há 29 anos com a proposta de denunciar a exclusão social e propor caminhos para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.