segunda, 01 de setembro de 2025
Euro Dólar

ILHA DE MARÉ RECEBE ENCONTRO DO OBSERVATÓRIO DE TERRITÓRIOS SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS DA BAÍA KIRIMURÊ

João Paulo - 01/09/2025 09:20

Entre os dias 01 e 05 de setembro, a comunidade de Neves, em Ilha de Maré, será palco do Encontro do Observatório de Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Baía Kirimurê. A atividade reunirá organizações, lideranças e instituições comprometidas com a defesa dos direitos dos povos e comunidades tradicionais que vivem na Baía de Todos-os-Santos – conhecida em sua origem indígena como Baía Kirimurê – território que abrange 56 ilhas e 14 municípios baianos.

O objetivo do Encontro é somar esforços e consolidar estratégias coletivas de proteção jurídica e política dos direitos dos povos e comunidades tradicionais, em um espaço de diálogo entre saberes comunitários,  acadêmicos e institucionais.

A realização do encontro é do Mandato Popular das Águas da vereadora Eliete Paraguassu – liderança da comunidade quilombola de Ilha de Maré, defensora dos direitos ambientais e primeira vereadora quilombola de Salvador – em conjunto com a Fiocruz, o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), o Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT), a Rede de Defensoras e Defensores dos Territórios  Tradicionais, a Rede Marangatu, o Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais (MPP), a Comissão da Pastoral da Pesca (CPP) e UFBA.

O encontro contará com a presença de lideranças de comunidades tradicionais, pesquisadoras, pesquisadores, estudantes, professoras e professores de diversos estados brasileiros, como Bahia, Santa Catarina, Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe e Paraná.

“Este será um momento fundamental para a nossa Baía Kirimurê, que há mais de três décadas resiste aos crimes e à degradação ambiental. Estamos falando da Baía de Todos-os-Santos, um patrimônio de Salvador e de toda a Bahia. O Observatório vem para fortalecer nossas lutas com tecnologias sociais que combatam a contaminação por metais pesados e por material orgânico no ambiente e nos corpos das pessoas, além de impulsionar projetos culturais nos territórios das Baías de Kirimurê, Aratu, Camamu e Iguape, reafirmando nosso direito de viver com dignidade e em equilíbrio com a natureza”, destaca a vereadora Eliete Paraguassu.

Durante o encontro, também será realizada a etapa nacional da Rede de Defensoras e Defensores dos Territórios Tradicionais, um ciclo formativo em educação em direitos voltado para povos e comunidades tradicionais. A iniciativa busca fortalecer a atuação coletiva em defesa dos direitos territoriais, reunindo lideranças de norte a sul do país.

A formação contempla o Protocolo de Consulta direcionado a lideranças comunitárias, em conformidade com a Convenção 169 da OIT. A perspectiva é que, em 2026, essas lideranças atuem como pontos focais para a formação de uma nova turma da Rede, a ser realizada na Bahia, multiplicando os conhecimentos e práticas adquiridos.

O Encontro marca ainda a consolidação da experiência do Observatório de Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Baía Kirimurê (OTSS-BK). O projeto teve início em março deste ano, em Salvador, com a Jornada Maré de Março, e constitui a segunda experiência de Observatório no país, fruto da articulação entre a Fiocruz, o Mandato Popular das Águas, o Conselho Pastoral dos Pescadores e Pescadoras (CPP), a UFBA e comunidades tradicionais.

O OTSS-BK tem como missão ser um espaço de geração e troca de conhecimentos, voltado ao desenvolvimento de tecnologias sociais que promovam sustentabilidade, saúde e garantia do direito ao bem viver. Além disso, será realizado o lançamento do Fórum de Comunidades Tradicionais na Bahia, que nasce como espaço coletivo de fortalecimento das lutas territoriais, culturais e ambientais.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.