A B3 lista nesta quinta-feira (28) um ETF (fundo de índice) que oferece exposição ao ouro físico – cujo preço deu um salto de quase 30% neste ano em meio aos conflitos geopolíticos – e ainda paga dividendos aos investidores. O AURO11, lançado pela gestora Buena Vista Capital, replica o índice de referência NEOSBRGI. Criado pela Nasdaq, esse indicador acompanha o desempenho do metal precioso e gera uma renda mensal por meio de uma estratégia de opções conhecida como covered call.
Em resumo, essa estratégia consiste em manter exposição ao ouro e, em paralelo, vender opções de compra sobre o ativo. Os prêmios recebidos pela venda dessas opções criam um fluxo de caixa constante, que é convertido em renda mensal. “O AURO11 permite que o investidor transforme um ativo tradicionalmente considerado ‘mudo’ em uma fonte de renda mensal, mantendo exposição à valorização de longo prazo do ouro”, disse Renato Nobile, gestor e analista da Buena Vista Capital.
O produto financeiro, segundo a gestora, busca um dividend yield (taxa de retorno somente com proventos) entre 1% e 1,2% ao mês. Sua taxa de administração é de 0,98% ao ano.
(Foto: Unsplash)