quarta, 27 de agosto de 2025
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PROJETO DA FERROVIA FEIRA SALVADOR ESTÁ EM AVALIAÇÃO NO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES

VICTOR OLIVEIRA - 27/08/2025 19:00 - Atualizado 27/08/2025

Na última quinta-feira (21), foi aprovado o projeto para a construção de uma ferrovia entre Salvador e Feira de Santana, na análise de viabilidade técnica, economia e ambiental da Agencia Nacional de Transporte Terrestre ( ANTT) e seguiu para a mesa do ministro dos Transportes Renan Filho (MDB).

A partir de agora, o Ministro do Transportes deve avaliar se o projeto é compatível com a política nacional de transportes ferroviário, para decidir se recursos públicos podem ou não ser aportados na construção do modal. O custo das obras está estimado em R$6,8 bilhões.

A ferrovia Salvador-Feira é um projeto elaborado pela empresa Tic Bahia, liderada Osvaldo Ottan, pelo engenheiro Danilo Silva e pelo advogado Ronaldo Mendes. O conceito é reduzir o tempo da viagem entre as cidades de 1 hora e 11 minutos para apenas 35 minutos, atendendo a até 85 mil passageiros por dia.

Passaria a ter 95 km de linha férrea com trens de passageiros a até 160km/h e trens de carga circulando em no máximo 120 km/h, facilitando o escoamento de produtos nos portos da Região Metropolitana de Salvador.

Elaborado sob a supervisão do engenheiro Danilo Silva, o projeto prevê também dez estações ferroviárias, sendo oito paradas para passageiros e outras duas para o escoamento de cargas.

Uma estação seria instalada no bairro de Águas Claras, em Salvador, em integração com o VLT, com o metrô e com a nova rodoviária da capital. Saindo de lá, o trem ainda passaria por Simões Filho, Candeias, São Sebastião do Passé, Santo Amaro e Conceição do Jacuípe, chegando a Feira de Santana, onde estariam mais duas paradas.  Noide Cerqueira e Contorno.

Foto: Divulgação/ Tic Bahia

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