O Chile e a Arábia Saudita voltaram a importar carne de frango do Brasil após suspenderem temporariamente as compras por conta de um foco de gripe aviária registrado em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada nesta terça-feira (26) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
Com a decisão, já são 41 países que retiraram as restrições desde que o Brasil declarou o fim do surto, em 18 de junho. Na ocasião, o país foi considerado livre da doença depois da desinfecção da granja e da ausência de novos registros durante 28 dias.
Além de Chile e Arábia Saudita, outras nações como Namíbia e Macedônia do Norte também reabriram seus mercados à carne brasileira. O Brasil segue como maior exportador de frango do mundo, e a retirada das barreiras comerciais é considerada essencial para a estabilidade do setor.
Apesar do avanço, alguns países ainda mantêm restrições, entre eles Canadá, China, Malásia, Paquistão, Timor-Leste e a União Europeia. O governo brasileiro continua em negociação para restabelecer plenamente o comércio com esses mercados.
Foto: Arquivo/Agência Brasil