terça, 26 de agosto de 2025
Euro Dólar

PREFEITURA INICIA CAMPANHA PARA CONSCIENTIZAR POPULAÇÃO CONTRA TABAGISMO

LUIZA SANTOS - 26/08/2025 16:22

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou nesta terça-feira (26) uma série de iniciativas voltadas para o combate ao tabagismo na capital baiana. As ações de conscientização da população serão intensificadas até sexta-feira (29), data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Fumo, com uma série de atividades realizadas em unidades de saúde, escolas e outros pontos dentro das comunidades.

Na manhã desta terça-feira, foram realizadas rodas de conversa nas salas de espera dos postos de saúde e panfletagem em diferentes locais da cidade. No bairro de Pituaçu, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. César de Araújo promoveu a distribuição de materiais gráficos e orientações sobre os malefícios do fumo. Gerente do espaço há oito meses, Noeli Aragão conta que o combate ao tabagismo é fundamental para a saúde pública.

“Trazendo esses temas e abordando um público carente que precisa de informação, a gente consegue minimizar o impacto do fumo na vida das pessoas. Essa é a nossa terceira atividade na unidade esse mês e vamos organizar de forma contínua para trazer sempre o tema. Estamos trazendo orientação e prevenção sobre os malefícios do tabaco para a população através das salas de espera”, afirmou Noeli.

Médico responsável pela UBS há quatro anos, Oscar Rojas deseja que o trabalho continue a ser desenvolvido pela SMS em todas as unidades. “Espero que incentivem essas palestras e outras mais. O amparo não é só orgânico como psicológico, porque geralmente o tabagista é uma pessoa ansiosa, depressiva, que tem uma compulsividade, e tudo isso pode ser tratado também do ponto de vista emocional. Sem falar nos casos de câncer de pulmão, de garganta, problemas cardiológicos, hipertensão e tantos outros problemas relacionados. Portanto, os malefícios que o tabagismo ocasiona são muitos”, concluiu.

Moradora da Boca do Rio, a baiana de acarajé Antônia de Jesus, de 61 anos, é paciente da unidade há mais de 10 anos e aprovou a palestra. “Eu acho importante conscientizar tanto os que fumam como os que não fumam, porque sempre tem alguém na família que é tabagista. Eu, por exemplo, tenho uma irmã que ficou doente, com um problema grave no coração, por causa do cigarro”, disse.

“Vou levar o panfleto para meu filho para que ele também se conscientize. O cigarro prejudica a todos, até mesmo quem não fuma. A saúde é prioridade na vida do ser humano, e muitas pessoas ainda fumam porque ignoram as sequelas e consequências que o cigarro traz. Eu diria a quem fuma que parasse, fizesse uma reflexão sobre os malefícios e se informasse, porque a falta de informação prejudica muito”, completou Antônia.

Ainda na tarde desta terça-feira, a partir das 14h, a ação acontece na UBS São Cristóvão, que promoverá uma roda de conversa com uma sessão educativa sobre tabagismo.

Foto: Otávio Santos / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.