Três anos após a implantação do pagamento de faturas via Pix, a Embasa alcançou a marca histórica de mais de um milhão de contas mensais quitadas por essa modalidade. Até o momento, já foram registrados 14,4 milhões de pagamentos pelo sistema, que hoje é o principal meio de arrecadação da empresa, superando opções tradicionais como casas lotéricas e código de barras. Lançado pelo Banco Central em 2020, o Pix vem se consolidando como a principal forma de transferência de recursos no Brasil — e na Bahia não é diferente. “O Pix caiu no gosto dos baianos e, além de ser mais prático, agiliza a atualização do sistema comercial da Embasa, o que dá mais rapidez à solicitação de serviços como religação, emissão de certidões de adimplência e comunicação de pagamentos para evitar cortes”, reforça João Ricardo Souza, gerente de relacionamento com os usuários da Embasa.
Atenção aos golpes!
Apesar das vantagens, a Embasa alerta para tentativas de fraude. O pagamento por Pix poderá ser realizado a partir do QR Code impresso na fatura ou exibido através do Atendimento Virtual (atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br ou App Embasa). O cliente também tem a opção de copiar o código de pagamento por Pix, na opção PIX – Copia e Cola através do Whatsapp Oficial da Embasa: (71) 99717-0999. “O cliente não deve pagar qualquer cobrança recebida por e-mail, WhatsApp ou outros aplicativos de mensagem. A Embasa não envia boletos ou dados bancários por esses canais”, reforça João Ricardo.
Antes de confirmar o pagamento, é importante conferir:
Em caso de mensagens suspeitas, o cliente deve bloquear o número no WhatsApp e denunciar. Se já tiver sido vítima, a orientação é registrar um Boletim de Ocorrência.
Reconhecimento internacional
O sistema de arrecadação por Pix foi desenvolvido pela Embasa em parceria com o Citibank e recebeu destaque mundial ao conquistar o Adam Smith Awards 2023, promovido pela revista Treasury Today, um dos mais importantes prêmios da área de Tesouraria. A empresa foi reconhecida na categoria Harnessing the Power of Technology (Aproveitando o Poder da Tecnologia).
“Por causa da aceitação dos clientes, o pix deixou para trás formas de pagamentos que eram usuais como os lotéricos e o pagamentos através da leitura do código de barras, tornando-se o principal meio de arrecadação pela Embasa. As equipes das áreas comercial, financeira e tecnologia da Embasa estão alinhadas com o que há de mais moderno no mercado visando facilitar e levar mais acessibilidade aos nossos serviços”, destaca o gerente da Unidade de Administração Financeira, Márcio Gide.