O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), voltou a ter leve recuo em agosto: o indicador caiu 0,5 ponto, para 86,2 pontos. O índice mede o otimismo e o pessimismo dos consumidores em relação à economia.
Apesar do recuo no índice geral, empresários dos bares e restaurantes mantêm otimismo no segundo semestre de 2025, apostando em fatores que impactam positivamente o faturamento nos estabelecimentos, como o aumento da temperatura com a chegada do verão e as confraternizações de fim de ano.
Este otimismo também é reflexo do desempenho das empresas do setor em julho. O Índice Abrasel-Stone (que mede a movimentação financeira do setor) registrou alta de 0,4% em julho, em comparação ao mês de junho.
A pesquisa mais recente da Abrasel também indicou que 40% das empresas operaram em lucro, enquanto 37% ficaram estáveis e 22% tiveram prejuízo.
“Mesmo com esse leve recuo na confiança do consumidor em agosto, continuamos otimistas em relação ao desempenho do setor. Tradicionalmente, o segundo semestre traz uma movimentação financeira importante para bares e restaurantes, impulsionada pelas altas temperaturas e as festas de fim de ano. Em julho, já vimos sinais positivos de recuperação, com o Índice Abrasel-Stone indicando alta, o que reforça nossa confiança. Sabemos que muitos estabelecimentos ainda enfrentam desafios, mas mantemos as boas expectativas para os próximos meses”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
Foto: Darya Sannikova/Pexels