terça, 26 de agosto de 2025
Euro Dólar

“ADULTIZAÇÃO INFANTIL”: A IMPORTÂNCIA DE PROTEGER A INFÂNCIA EM TEMPOS DE REDES SOCIAIS

João Paulo - 26/08/2025 09:16

Nos últimos dias, o tema da adultização infantil ganhou espaço nas notícias e nas conversas de muitas famílias. Essa expressão se refere à exposição precoce das crianças a situações, conteúdos e pressões que não fazem parte da sua idade, seja pela presença excessiva nas redes sociais, pela supervalorização da imagem ou por comportamentos antecipados.

Os riscos dessa exposição são grandes. Quando uma criança é colocada no centro das redes, ela pode se tornar alvo de exploração digital, ter sua imagem usada de forma inadequada e sofrer pressões para corresponder a padrões que não são compatíveis com a sua fase de vida. Além disso, o tempo diante das telas pode substituir experiências fundamentais ao seu desenvolvimento, como brincar, conviver com outras crianças, imaginar, criar e explorar o mundo real.

A psicanalista e diretora do Colégio São Paulo, unidade Tempo de Criança, Larissa Machado, ressalta a importância de lembrar que a infância tem um valor único e insubstituível. “É no brincar livre, na exploração sensorial, no contato com a natureza, nas brincadeiras coletivas e até mesmo no ócio criativo que as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, sociais e emocionais essenciais para a vida. Viver plenamente a infância é o que possibilita a formação de adultos mais saudáveis, autônomos e equilibrados. Na nossa escola, acreditamos que o tempo integral é uma resposta concreta a esse desafio contemporâneo. Ao longo do dia, as crianças vivenciam experiências reais, significativas e seguras. Brincam, se relacionam, criam, exploram e descobrem o mundo em sua diversidade. Aqui, elas são convidadas a serem crianças em sua forma mais genuína, protegidas das pressões do universo digital e respeitadas em sua essência”, conclui.

Se faz urgente refletir e debater sobre a importância de cuidar da infância com responsabilidade e delicadeza. Mais do que proteger da exposição excessiva é oferecer à criança a oportunidade de viver intensamente e respeitosamente sua fase, garantindo um desenvolvimento saudável hoje e uma vida adulta mais plena amanhã.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.